Faça sua busca
Pesquisar no site

Cirurgias no Hospital Sepaco durante a pandemia

Tire suas dúvidas sobre cirurgias no
Hospital Sepaco durante a pandemia

Confira as perguntas e respostas mais frequentes relacionadas à realização de cirurgias neste momento de pandemia.
Lembre-se: Não é recomendado adiar procedimentos terapêuticos. Cuide da sua saúde!

Medidas adotadas pelo Sepaco durante a pandemia

O Hospital Sepaco, consciente do cenário atual de enfrentamento da pandemia pelo Covid-19, adotou diversas medidas especiais para manter a qualidade e segurança efetiva no tratamento cirúrgico.

Quais cuidados devo tomar antes do dia da minha cirurgia?

Para aumentar a sua segurança e a da nossa equipe, fique em isolamento domiciliar pelo período de 7 a 10 dias antes da data marcada para a cirurgia. Reduza os contatos interpessoais e intensifique as me-didas de higienização das mãos e superfícies. Durante qualquer deslocamento sempre utilize máscara facial.

O que devo fazer se meu exame para Covid-19 for positivo?

Você deverá comunicar ao seu médico o mais rápido possível para que ele possa tomar a melhor decisão para o seu caso. O contato com pessoas com diagnóstico suspeito ou confirmado de Covid-19 também deve ser sinalizado à equipe médica. Caso seja necessário, o seu procedimento será reagendado.

É necessário fazer algum exame para Covid19, além dos já solicitados pelo médico?

Antes da data programada para o procedimento, alguns pacientes previamente selecionados por critérios médicos, realizarão consulta médica de pré operatório por telemedicina. Nesta etapa, o profissional médico poderá solicitar o teste para COVID 19 ou demais exames complementares pré operatórios, se necessário.

Importante: A realização dos testes pré-cirúrgicos para Covid-19 aumenta a segurança dos pacientes e profissionais. Porém, todos os cuidados preventivos seguem necessários, pois o contágio pode ocorrer neste intervalo de tempo entre a coleta e o procedimento.

Casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 ficam próximos dos pacientes que
internam para fazer cirurgias?

O Sepaco criou fluxos especiais para pacientes em tratamento da COVID-19. Eles estão acomodados em alas exclusivas com todo suporte e segurança, sendo atendidos dentro de critérios que seguem as orientações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde do Brasil, reduzindo significativamente o risco de contaminação.

Posso receber visitas ou levar acompanhantes?

Se você estiver em condições de ficar sozinho(a), a presença do acompanhante/visitante deve ser evitada, a fim de reduzirmos ao máximo a circulação de pessoas dentro da instituição. O Hospital Sepaco também não recomenda a troca do acompanhante.

Antes de entrar no Hospital Sepaco, Todos os pacientes, acompanhantes e fornecedores que frequentam a instituição, passam por uma triagem de sintomas e temperatura no controle de acesso.

Além disso, o uso de máscara é obrigatório dentro da instituição. Estamos oferecendo máscaras antes do acesso às dependências do Hospital a todas as pessoas que não estiverem utilizando. Além disso, aumentamos a quantidade de dispensadores de álcool em gel na instituição e a frequência de higienização dos ambientes.

Importante: O Sepaco recomenda que os visitantes/acompanhantes evitem sair das dependências do Hospital. Sempre que necessário sair da instituição, ele precisará passar por uma nova triagem de acesso.

Quais são as recomendações gerais para os visitantes?

Não serão permitidas visitas de pessoas com sintomas gripais ou resfriados.

Pessoas maiores de 65 anos, gestantes ou com doenças crônicas cardiovasculares, pulmonares, renais, diabetes mellitus ou que fazem uso de medicamentos que alteram a imunidade, não devem realizar visitas a pacientes internados.

Não circule pelos ambientes do hospital. Restrinja a visita ao quarto onde está o seu familiar ou conhecido.

Higienize as mãos ao entrar e sair do hospital e das unidades de internação, antes das refeições, antes e após usar o banheiro, ao tossir ou espirrar, sempre que tiver contato com o paciente.

Quais critérios serão aplicados caso eu necessite da presença de visitantes ou acompanhantes?

Unidades de Internação

Somente 01 (UM) visitante ou acompanhante por leito
As trocas de acompanhantes serão limitadas a uma vez ao dia
Horários das visitas: das 10h às 17h

Maternidade
Somente 01 (UM) visitante (das 10h às 17h) OU 01 (UM) acompanhante por leito (permitido por 24h)

Unidades de Terapia Intensiva Adulto
Somente 01 (UM) visitante ou acompanhante por leito. Não será permitido rodízio.
Horários das visitas: somente das 15h às 17h

Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal
Somente 01 (UM) acompanhante por leito
As trocas de acompanhantes serão entre os responsáveis legais e limitadas a uma vez ao dia.

Confira também as medidas de segurança adotadas
pelo Hospital Sepaco para exames e consultas