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Como evitar o estresse?

Estresse é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. Quando estressado, o corpo pensa que está sob ataque e muda para o modo “lutar ou fugir”, liberando uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas como adrenalina, cortisol e norepinefrina para preparar o corpo para a ação física.

O estresse pode ser causado por preocupações no dia a dia, no trabalho, no trânsito muito intenso, falta de tempo para o lazer ou até o surgimento de alguma situação na família.

Veja algumas dicas para combater o estresse:

Identifique a causa

Monitore o estado de espírito ao longo do dia. Se você se sentir cansado ou estressado, observe e anote as causas, pensamentos e humor. Sabendo o que te incomoda, é possível elaborar um plano de ação para tratar.

Passe tempo com amigos e família

O apoio social dos amigos e familiares pode te ajudar a passar por momentos de estresse. A sensação de pertencer a uma “rede social” ajuda a melhorar a sua autoestima, o que pode ser útil em tempos difíceis.

Escolha atividades que acalmem

Muitas pessoas se acalmam fazendo boxe ou correndo, por exemplo, mas outras podem se dar melhor com atividades mais calmas, como ioga, ou aderindo a massagens relaxantes, meditação ou acupuntura.

O ideal é pesquisar sobre as mais variadas atividades e escolher aquela que realmente te dará prazer e permitirá que você relaxe, esquecendo-se dos problemas e preocupações do dia a dia.

Peça ajuda

Se você continuar se sentindo cansado e oprimido, procure a ajuda de um psicólogo. Um profissional de psicologia irá orientá-lo a lidar com as fontes de estresse de forma efetiva. Um psicólogo o ajudará a identificar situações e crenças que contribuem para melhora do estresse.

Postado em Notícias