No último dia 24, foi realizada a cerimônia de formatura da primeira turma de médicos residentes do Programa de Residência Médica em Clínica Médica do Hospital Sepaco.
O projeto iniciado em 2020, quando a Superintendência da instituição por meio de seu Instituto de Ensino e Pesquisa, em conjunto com as equipes médicas, assumiram o compromisso de apoiar a especialização de profissionais que atuem com ética, profissionalismo e dentro das melhores evidências.
Desejamos muito sucesso às novas especialistas, certos de que realizarão um excelente trabalho em suas carreiras.
Confira as imagens:

Apesar de muitas crianças estarem empolgadas para voltar ao ambiente escolar e rever seus colegas e professores, existem crianças que demonstram-se apreensivas com o retorno à sala de aula devido ao covid-19 e suas variantes.
Em contrapartida, a socialização com outras crianças é imprescindível para o seu desenvolvimento cognitivo e emocional, sendo o contexto escolar, também, o local para esta finalidade. Para que isto ocorra de maneira segura para crianças e responsáveis, as medidas de cuidado e prevenção contra a covid-19 e variantes devem ser seguidas e orientadas por todos os cuidadores à criança, auxiliando no alívio de aspectos emocionais, como medo, ansiedade e angústia de todos os envolvidos.
A forma de orientar as crianças varia a partir da fase do desenvolvimento que a mesma se encontra. Uma maneira lúdica e ilustrativa que auxiliam os cuidadores e responsáveis a dar sentido as orientações as crianças, é a atividade do óregano e detergente, que consiste em exemplificar didaticamente a importância da higienização das mãos.
Aprenda: em um prato com água, salpique um pouco de orégano, peça pra criança colocar um dedo no prato, nada acontecerá. Agora peça pra criança lambuzar a ponta do dedo em um pouco de detergente, em seguida colocar o dedo no prato, o óregano irá rapidamente se distanciar do dedo com detergente, formando uma espécie de barreira.
Importante ouvir e acolher os medos das crianças para ajudá-las a desmistificar e quebrar possíveis fantasias, que a auxiliará no importante retorno às aulas.
Colaboração: Psicocare

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), 80% das crianças e adolescentes que são diagnosticados precocemente com a doença, possuem grandes chances de cura.
Os pais devem estar sempre atentos, e diante de qualquer anormalidade levar seus filhos ao pediatra para uma avaliação. Na maioria das vezes, os sintomas estão relacionados a doenças comuns na infância, mas isto não precisa ser motivo para descartar a visita ao médico.
Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).
Também acometem crianças e adolescentes o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), tumor de Wilms (tipo de tumor renal), retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho), tumor germinativo (das células que originam os ovários e os testículos), osteossarcoma (tumor ósseo) e sarcomas (tumores de partes moles).
O câncer infantojuvenil é constituído por tumores de células indiferenciadas, o que, geralmente, proporciona melhor resposta aos tratamentos atuais. É muito importante o acompanhamento pediátrico de rotina.
Fonte: INCA (Instituto Nacional de Câncer)

O Sepaco foi classificado no ranking dos melhores hospitais do mundo segundo a revista americana Newsweek. O ranking foi realizado em conjunto com a Statista Inc, conceituada empresa de pesquisa, que considerou as recomendações de profissionais de saúde, pesquisas com pacientes e indicadores de desempenho na saúde para elaboração destes resultados.
Ao todo, foram avaliados 2.000 hospitais de 27 países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Canadá.
O ranking World’s Best Hospitals 2021 e World´ s Best Hospitals 2022 destacou a Maternidade do Sepaco na categoria Top Especialista.
Além disso, a especialidade de Pediatria do Sepaco, foi destaque no ranking World’s Best Specialized Hospitals 2022, classificada entre os 150 melhores serviços de Pediatria do mundo.
A linha materno infantil do Sepaco tem se tornado, indiscutivelmente, uma referência de cuidado seguro e extremamente qualificado. Essa conquista é de todos e ratifica o reconhecimento de nossos diferenciais
Serviço é recomendado para administração de medicamentos, sem a necessidade de internação.
O Sepaco preparou uma relação com as perguntas e respostas mais comuns referentes à vacinação contra a COVID-19. Confira:
O Hospital Sepaco, sempre atento à excelência no atendimento, expande seu ambulatório para um Centro Médico. O objetivo deste investimento é oferecer maior comodidade aos seus pacientes, que terão em um único local consultas com especialistas e realização de exames diagnósticos de forma integrada.
Outra novidade é que, além das adequações estruturais, dentro do Centro Médico funcionará também um novo e moderno Centro de Urologia, que contará com profissionais especializados e equipamentos que permitirão uma investigação completa das doenças urológicas de todos os pacientes, independente do sexo e idade.
Segundo o Dr. Eduardo Muracca, Urologista do Hospital Sepaco, este espaço permite também um melhor acolhimento ao paciente e seus familiares, que contará com a presença de um concierge para assessorá-los durante os atendimentos.
O Centro de Urologia funcionará de 2ª feira à sábado, para atendimento ambulatorial de todas as operadoras de saúde credenciadas ao Hospital Sepaco, além do atendimento particular. Entre os serviços oferecidos estão: estudo urodinâmico completo, urofluxometria livre, calibragem uretral, investigação e prevenção de causa de litíase renal (pedras nos rins) e check-up urológico em todas as idades.
De acordo com Sr Rafael Parri, CEO do Sepaco, esta expansão do Centro Médico e Centro de Urologia vem somar à experiência do Hospital Sepaco com alta complexidade, ao cuidado e atenção dedicados aos pacientes: “Prezamos pela vida, e nossos investimentos e esforços em oferecer comodidade, segurança e melhores práticas aos nossos pacientes e seus familiares, tornam a nossa assistência ainda mais resolutiva e precisa”, ressalta.
Confira algumas imagens do novo espaço (clique na foto para ampliar):

Sempre atento à saúde e bem-estar de suas gestantes, o Hospital Sepaco implanta o serviço de fisioterapia no Centro Obstétrico. O novo serviço soma a experiência da instituição com alta complexidade ao cuidado e atenção dedicados às gestantes, tornando a assistência ainda mais resolutiva e precisa. Coordenados por Cíntia Johnston, os fisioterapeutas especializados em partos se integram à equipe de enfermagem, médicos e demais profissionais com o objetivo de propiciar um trabalho de parto o mais fisiológico possível.
Segundo a Profª. Dra. Lisandra Stein Bernardes, Coordenadora da Obstetrícia e do Centro de Medicina Fetal e Cirurgia Fetal do Hospital Sepaco, a fisioterapia tem o importante papel de ensinar a gestante a fazer posições que permitam uma evolução positiva no parto. Os fisioterapeutas realizam o trabalho no período de gestação, durante o parto e acompanha a paciente no pós-parto.
Um estudo demonstrou resultados extremamente positivos em pacientes que atuaram com a equipe de fisioterapia e mantiveram um ritmo de exercícios. Os principais benefícios observados foram a diminuição na duração do trabalho de parto e o uso de analgesia. Além disso, médica destaca que em situações em que o feto não está bem posicionado, a fisioterapia possibilita adequar o posicionamento fetal para a rotação da cabeça do bebê até passar pelo caminho da bacia.
Outros benefícios da fisioterapia na gravidez são o auxílio no controle da glicemia na diabetes gestacional, alívio de sintomas relacionados ao sistema músculo-esquelético e vascular, melhora do condicionamento físico e na qualidade do sono, redução do risco de trauma perineal, alívio da lombalgia e dor pélvica, além de preparar a gestante para o parto. Já durante o parto, os benefícios variam entre um experiência mais tranquila, com menos dores, diminuição do uso de analgesia e até a redução do tempo de trabalho de parto e a recuperação mais rápida da parturiente.