Centro de Terapia ABA
Descubra a alegria do desenvolvimento!
O Centro de Terapia ABA realiza tratamento especializado para crianças do espectro autista.
Juntos, vamos construir um futuro cheio de sorrisos!
O que é ABA?
O termo ABA vem do inglês Applied Behavior Analysis e pode ser traduzido como Análise do Comportamento Aplicada em português. A Análise do Comportamento é uma ciência que investiga as relações entre o ambiente e o comportamento humano, buscando compreender como o ambiente influencia profundamente as ações e reações das pessoas.
Existem muitas pesquisas que sustentam essa prática, o que contribuem para sua ampla utilização, especialmente no tratamento de pessoas com autismo. Essas intervenções são realizadas de forma estruturada, concentrando-se nos comportamentos específicos que se desejam intervir.
Como funciona a Terapia ABA?
A Terapia ABA é individualizada, com o foco em ensinar habilidades necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas (crianças, adolescentes e adulto). A avaliação contínua e cuidadosa, juntamente com uma intervenção respeitosa e responsável visam proporcionar uma boa evolução e progressos.
Algumas habilidades ensinadas ajudam a diminuir comportamentos interferentes que são barreiras para o desenvolvimento dos indivíduos com a TEA:
• Habilidades emocionais;
• Habilidades sociais;
• Habilidades comunicativas;
• Habilidades da vida diária;
• Habilidades acadêmicas.
A terapia ABA é uma ciência que visa proporcionar ao indivíduo o melhor caminho para aumentar sua autonomia.
Nossas Especialidades
Psicologia
É a área da ciência que estuda a mente, o comportamento humano e suas interações com o ambiente físico e social. Psicólogos exploram conceitos como percepção, cognição, atenção, emoção, inteligência, motivação, personalidade e relacionamentos interpessoais. O objetivo da Psicologia é diagnosticar, compreender, explicar e orientar a mudança do comportamentos humanos.
Psicopedagogia
Busca compreender como a aprendizagem ocorre para cada indivíduo e as dificuldades que a pessoa encontra nesse processo. Lida com questões psicológicas, pedagógicas, afetivas e cognitivas.
Fonoaudiologia
Tem como principal atuação intervir em dificuldades de comunicação. Pode realizar orientações pontuais sobre a comunicação durante os treinos ABA sobre como tornar uma habilidade mais natural e de esclarecer sobre normalidade e desenvolvimento nos aspectos da fala e linguagem.
Nutrição
O papel do nutricionista junto a família é essencial para ajudar a manter uma alimentação equilibrada, determinando um plano alimentar individualizado para proporcionar melhora das interações sociais, melhora do foco, concentração e atenção, melhora da comunicação e contato visual. A prática de uma alimentação balanceada proporciona um bom crescimento e desenvolvimento, reduzindo os transtornos causados pelas deficiências nutricionais.
Terapia Ocupacional
Orienta estratégias sensoriais para serem utilizadas tanto na terapia ABA quanto na escola e em casa. Utiliza tecnologias e atividades diversas que objetivam a promoção de autonomia dos pacientes que necessitam melhorar e adaptar à vida social. Busca desenvolver autoconfiança necessária para reduzir os impactos característicos do TEA.
Nosso Espaço
A unidade possui estacionamento próprio e foi cuidadosamente projetada com espaço amplo dedicado às salas de atendimento, recepção, sala de espera e playground.
Perguntas Frequentes
Rua Dr. Osmar Marinho Couto, 42.
Alto do Ipiranga – Mogi das Cruzes/SP
(11) 2182-8908
Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Para agendar uma consulta, entre em contato:
(11) 2182-4711
Entrevista com os pais, cuidadores e professores (anamnese).
Identifica itens preferidos dos indivíduos que possam ser usados como reforçadores.
O Transtorno do Espectro Autista se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva
Plano Educacional Individualizado de um paciente é essencial na educação inclusiva, ele deve ser planejado para permitir que o paciente receba os benefícios educacionais em ambientes menos restritivos.
Análise do comportamento – Área de investigação conceitual, empírica e aplicada do comportamento.
Instrumento de Avaliação de Habilidades de Vida Funcionais, sistema de rastreamento de habilidades e guia curricular para o desenvolvimento de habilidades essenciais para alcançar a independência.
Para saber mais sobre consultas particulares, entre em contato:
(11) 2182-4711
As visitas podem ser agendadas clicando AQUI ou pelo
É a abreviação para Applied Behavior Analysis, conhecida também como Análise do Comportamento Aplicada.
Programa de Avaliação e Nivelamento de Marcos de Comportamento Verbal, seu principal objetivo é medir os pontos fortes e fracos no que diz respeito a alguns marcos do desenvolvimento infantil.
Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem da psicoterapia baseada na combinação de conceitos do Behaviorismo radical com teorias cognitivas. A TCC entende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos como aquilo que nos afeta, e não os acontecimentos em si.
É a Observação, teste direto, observação com tempo.
Instrumento de Avaliação de Linguagem Básica e Habilidades de Aprendizagem, seu principal objetivo é analisar essas habilidades.
Nossas Profissionais
Gisele Paiva dos Santos
Psicopedagoga
Graduada em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes, pós-graduada em Análise do Comportamento Aplicada ABA e pós-graduanda em Psicomotricidade.
Catia Regina Dolata
Fonoaudióloga
Graduada pela PUCCAMP
Pós graduada em Distúrbios da Comunicação e Distúrbios do Neurodesenvolvimento pelo CEFAC
Aplicadora ABA formada pelo Instituto Neuro Saber
Milena Patella Rossoni
Psicóloga
Graduada em Psicologia e pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e em Neuropsicologia.
Tatiane A. Franco de Deus
Neuropsicopedagoga
Pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada pela Universidade Líbano;
Graduada em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes.
Camila Ferreira da Silva
Pedagoga
Graduada em Pedagogia e Pós-Graduação em Psicopedagogia clínica e institucional pela Faculdade Uninove.
Cibele Veronico Dornelles
Neuropsicopedagoga
Neuropsicopedagogia pela faculdade Facuminas;
Pedagogia pela universidade Bras Cubas;
Pós graduanda em Analise do Comportamento Aplicada pela Universidade Líbano.
Adriana Faria Pereira
Psicopedagoga
Graduada em Pedagogia, pós-graduada em Ludicidade e Psicopedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes. Pós Graduanda em Análise do Comportamento Aplicada para Autismo e Deficiência Intelectual pelo CBI of Miami, Pós-graduanda em Neuropsicologia Aplicada ao TEA.
Blog do ABA
Como Introduzir Alimentos Saudáveis para Crianças no Espectro Autista: Dicas e Estratégias
Introduzir alimentos saudáveis para crianças no espectro autista pode ser um desafio, especialmente quando eles têm preferências alimentares restritas. No entanto, é crucial garantir que essas crianças recebam uma dieta equilibrada para promover sua saúde geral e bem-estar. Neste artigo, exploraremos algumas técnicas e estratégias para ajudar pais e cuidadores a introduzirem alimentos saudáveis e superarem as preferências alimentares específicas das crianças no espectro autista.
A Vida Cheia de Cores das Crianças no Espectro: Celebrando a Diversidade e a Inclusão
A vida é uma paleta de cores vibrantes, cada tom representando uma experiência única. Quando falamos das crianças no espectro do autismo, essa paleta se amplia ainda mais, revelando uma riqueza de nuances e uma jornada cheia de desafios e conquistas. Neste artigo, mergulharemos na vida cheia de cores das crianças no espectro, celebrando a diversidade e a importância da inclusão em nossa sociedade.
Fale Conosco
Contato
Deixe seus dados e um de nossos especialistas entrará em contato com você!