Sepaco inicia novo protocolo de anticoagulação com citrato e reposição de cálcio
Dr. Henrique Pinheiro Konigsfeld
Médico Nefrologista do Hospital Sepaco
No dia 17 de setembro, a equipe de Nefrologia iniciou na UTI Adulto do Hospital Sepaco um novo protocolo de anticoagulação regional com citrato e reposição de cálcio, vinculado à terapia renal contínua.
O uso de citrato de sódio permite a anticoagulação exclusiva do sistema sanguíneo extracorpóreo, através do equipamento de diálise (Prismaflex®), devido a ligação de citrato com moléculas de cálcio, sendo este um dos fatores de coagulação sistêmico. Tal método anticoagulante permite a perviedade do sistema por mais tempo e com menores riscos de sangramento ao paciente, comparado ao uso de heparina fracionada. Junto com o uso de citrato é realizada uma reposição de cálcio após a passagem do sangue pelo sistema, através do acesso vascular de diálise, reduzindo a concentração de citrato que retorna ao paciente a níveis muito baixos e seguros.
Desde o início da implantação da terapia renal contínua, em agosto/2016, as equipes de nefrologia e UTI utilizam o citrato trissódico 4% como solução anticoagulante. Com este novo protocolo, passou-se a utilizar nova solução de citrato em menor concentração (0,5%).
Como vantagens deste novo protocolo e concentrado de citrato, encontramos: menores distúrbios hidroeletrolíticos, como hiponatremia e hipocalcemia, e menores distúrbios acidobásicos, com menor incidência de alcalose metabólica e menor risco de acúmulo de citrato, que pode levar a acidose metabólica grave, principalmente em casos de insuficiência hepática aguda presente. Outra vantagem presente foi que a reposição de cálcio é realizada separadamente do equipamento dialítico, através de uma bomba de infusão contínua, tornando-se necessárias doses mais elevadas de volume para a suplementação. Com esta nova tecnologia, passou-se a realizar a reposição via equipamento, reduzindo o volume de infusão ao paciente, associado a uma maior estabilidade dos níveis séricos de cálcio.
A empresa Baxter®, responsável pela produção desta nova solução (Regiocit®) e fabricante do equipamento Prismaflex®, selecionou 15 hospitais no Brasil para testagem desta nova solução, juntamente com o novo protocolo de reposição de cálcio. O Sepaco é parte deste seleto grupo, devido sua ampla experiência em terapia renal contínua, sendo o 8º hospital do país a proporcionar aos seus pacientes, mais uma vez, excelência em entrega de terapias.