Serviço de cardiologia pediátrica e cirurgia cardíaca infantil do Hospital Sepaco

Tempo de leitura: 3 minutos

Dra. Julianne Avelar
Especial para a Revista Scientia

A Doença Cardíaca Congênita (CHD) é uma anormalidade na estrutura ou função cardiocirculatória que ocorre desde o nascimento, mesmo se posteriormente diagnosticada, tornando-se o defeito congênito mais comum.

No Brasil, 9 em cada 1.000 crianças têm cardiopatia congênita ao nascer. Varia em gravidade, ocorrendo desde comunicações entre cavidades que regridem espontaneamente até grandes malformações que requerem vários procedimentos, cirúrgicos ou de cateterismo. Em 2019, tivemos no Brasil 2,8 milhões de crianças nascidas vivas, e, levando em conta essa incidência, teremos cerca de 25 mil crianças com cardiopatias congênitas nascendo a cada ano.

Como 80% delas terão indicação de tratamento cirúrgico, aproximadamente 20 mil novas crianças necessitariam de cirurgia para tratamento de cardiopatia congênita por ano no Brasil, sem considerar aquelas que precisarão de intervenções cirúrgicas múltiplas durante a vida.

Por isso a necessidade de um Centro de Referência altamente especializado em Cardiologia Pediátrica para atendimento desses pacientes. No Hospital Sepaco temos acompanhamento desde o período fetal, quando no pré-natal é realizado o diagnóstico da cardiopatia, até a vida adulta.

É possível o acompanhamento de gestantes para programação do nascimento de bebês com cardiopatia congênita grave e para programação de cirurgia ou intervenção hemodinâmica logo após o nascimento.

Trata-se de uma equipe treinada, especializada em crianças, formada por cardiologistas pediátricos, cirurgiões cardíacos infantis, cardiologistas intervencionistas pediátricos, além de equipe multiprofissional composta de enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas formados para os cuidados com esses pacientes.

Disponibilizamos dos seguintes serviços:

• Medicina fetal e ecocardiografia fetal;
• UTI Cardiológica Pediátrica e Neonatal;
• Hemodinâmica intervencionista infantil;
• Cirurgia cardíaca infantil (cirurgias convencionais e cirurgias híbridas);
• Ecocardiografia pediátrica;
• Angiotomografia cardíaca com ênfase em cardiopatias congênitas e adquiridas na infância;
• Arritmologia infantil;
• Ambulatório de seguimento especializado em Cardiologia Pediátrica.

Figura 1: O Sepaco possui equipe multiprofissional capacitada para os casos de cardiopatia congênita.

Sobre o autor

  • - Coordenadora do Serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital Sepaco
    - Cardiologista Pediátrica pelo Incor - HCFMUSP
    - Ecocardiografista Pediátrica e Fetal pelo Hospital da Beneficência Portuguesa