Desenvolvimento de pessoas: uma responsabilidade de todos!

Tempo de leitura: 3 minutos

Adriana Prata Rodrigues
Supervisora de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Sepaco

O Sepaco age com excelência nos atendimentos, e, para que isso ocorra, prioriza cinco pilares: agilidade, segurança do paciente, informações corretas, ética e resolutividade.

Mas o que isso tem a ver com o desenvolvimento de pessoas? Tudo! Afinal, quem contribui para que isso aconteça é você, colaborador.

Desenvolver pessoas é uma dinâmica que abarca disposição, engajamento, motivação e comportamento assertivo dos colaboradores.

Essa atividade pode ser realizada por meio de treinamentos e práticas que visam à evolução dos colaboradores tanto na parte técnica quanto na parte comportamental. O colaborador tem a oportunidade de crescer profissionalmente não apenas visando seu cargo atual, mas também para que se torne um profissional melhor naquilo que faz hoje.

Pesquisas revelam que 87% das demissões hoje em dia são por problemas comportamentais, e apenas 13% por problemas técnicos.

Ser inteligente emocionalmente envolve autoconhecimento, autocontrole, empatia, automotivação, sociabilidade, flexibilidade, discrição, assertividade, entre outros. Essas características possuem um alto valor dentro das organizações, principalmente porque muitas relações de trabalho são baseadas em nossos comportamentos. Isso não é diferente no Sepaco.

A busca pelo autodesenvolvimento deve partir de você, mas isso não significa que o hospital não possa colaborar com esse processo.

Levando isso em consideração, o Sepaco procura constantemente proporcionar oportunidades de aprimoramento por meio de ferramentas que nossos colaboradores podem utilizar para se autodesenvolver e também se autoconhecer.

Dentre essas ferramentas, posso destacar:

• Convênios com instituições de ensino: oferecer oportunidades de estudos;

• Processos seletivos internos: proporcionar oportunidades de crescimento e aperfeiçoamento profissional;

• Treinamentos técnicos, comportamentais e reuniões científicas: essas atividades têm o objetivo de desenvolver os colaboradores dentro de suas atividades e dar oportunidades de desenvolvimento comportamental;

• Aplicação da pesquisa de clima organizacional e/ou setorial: essa ferramenta tem o intuito de proporcionar um melhor clima e atuar nos apontamentos feitos pelos colaboradores, buscando sempre a melhoria contínua e permitindo ações de gestão eficientes;

• Avaliação de desempenho: a avaliação é um “termômetro” que mede como estão as competências dos colaboradores. Por meio dela é possível analisar o colaborador por várias perspectivas.

Em resumo, o desenvolvimento de pessoas permite o constante aprimoramento da instituição, tornando-a cada vez mais eficiente ao engajar o colaborador em suas atividades realizadas. É dessa forma que o Sepaco busca aperfeiçoar o capital humano, pois entende que é a força dos colaboradores que faz o negócio evoluir.

O caminho do desenvolvimento pessoal possui vários estágios.

Sobre o autor

  • - Supervisora de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Sepaco
    - Formada em Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) pelo Centro de Estudos em Terapia Cognitiva Comportamental (CETCC)
    - Professional Coach of Life Coaching – Sociedade Latino-Americana de Coaching (SLAC)
    - Professional DISC Certification – Sociedade Latino-Americana de Coaching (SLAC)
    - Pós-Graduada em Administração de Recursos Humanos pela UniSant’Anna
    - Graduada em Psicologia pela Universidade de Guarulhos (UnG)