Perfil: Dr. João Mendes Vasconcelos

Tempo de leitura: 4 minutos
Dr. João Mendes Vasconcelos nasceu em Fortaleza-CE, cursou Medicina na Universidade Federal do Ceará, e atualmente é Preceptor da Clínica Médica e Vice-coordenador da COREME (Comissão de Residência Médica) no Hospital Sepaco.

Revista Scientia: O que te fez escolher a área da saúde?
Dr. João Mendes:
A área da saúde sempre teve o grande atrativo de reunir ciência, prática e satisfação pessoal de lidar com o bem-estar do próximo. Uma combinação difícil de encontrar. Trabalhar com ciência e novas descobertas é sempre empolgante, não há espaço para monotonia. Além disso, a interação com os pacientes, a discussão de casos com os colegas e o trabalho em equipe trazem um contato humano essencial. Saber que tudo isso é feito para melhorar a saúde dos pacientes enche o ofício de significado.

Revista Scientia: Por que você veio para São Paulo?
Dr. João Mendes:
Vim para São Paulo em busca de qualificação profissional e crescimento pessoal. Acabei me identificando com a cidade! Gosto bastante da praticidade e do ritmo das coisas por aqui. Não faltam opções de lazer, experiências interessantes e oportunidades de trabalho. Tenho saudade de Fortaleza, mas não me vejo por lá a curto e a médio prazos.

Revista Scientia: Qual foi o momento mais desafiador da sua carreira?
Dr. João Mendes:
A saída da residência para o mercado de trabalho. Um período marcado por ansiedade e incerteza. Responsabilidades se somam, e é natural algum grau de insegurança, especialmente diante de casos mais difíceis. Depois que os casos mais complexos se tornam mais frequentes, a ansiedade fica mais controlada, mas sempre sobra espaço para novos desafios.

Revista Scientia: Para você, o que significa o ato de educar?
Dr. João Mendes:
Educar é o que dá sentido à prática! Entrar na vida de alguém para participar da formação é um privilégio muito grande. Ver o progresso dos alunos, colaborar com a construção do conhecimento e ajudá-los a perceber que são capazes são tarefas gratificantes. A responsabilidade de educar é o estímulo para o estudo constante.

Revista Scientia: Além de atuar como médico, o que você gosta de fazer?
Dr. João Mendes:
Vou destacar um hobby: podcasts! Gosto tanto que até participo de um! Ouço podcast de tudo e em vários momentos. Na hora de lavar a louça, durante a atividade física, no metrô… Tenho várias indicações, inclusive. Muito bom poder ouvir opiniões qualificadas e diferentes sobre diversos assuntos, rir um pouco e ficar por dentro do que está acontecendo fora dos assuntos mais comuns.

Revista Scientia: Quais são seus planos e sonhos?
Dr. João Mendes:
Planejo trabalhar mais com educação e me qualificar na área. Já fiz um curso de preceptoria, mas também pretendo fazer mestrado e doutorado. Um futuro como professor me agrada, além de visitas em enfermarias e consultório de clínica médica. Sonho com um ensino em saúde no Brasil diferente, mais moderno e adaptado para as necessidades dos pacientes. Espero que um dia possamos construir um sistema de ensino em saúde que traga satisfação para os profissionais e uma assistência à altura do que nossos pacientes merecem.

Sobre o autor