Agosto Dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno

Andressa Fernandes Voga
Enfermeira Instrutora de Treinamento da Unidade de Cuidados da Mulher
Camila Mayara Carneiro Sousa
da Redação da Revista Scientia
Agosto é o mês de incentivo à amamentação e é representado pela cor dourada, que simboliza o padrão ouro de qualidade do leite materno.
O principal objetivo da comemoração no mês de agosto é informar as pessoas sobre os benefícios da amamentação e envolver os indivíduos e as instituições quanto ao seu impacto, estimulando ações referentes ao tema.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu como meta alcançar até o ano de 2025 pelo menos 50% de aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida.
O aleitamento materno traz inúmeros benefícios à mãe e ao bebê, além de estimular o vínculo materno-infantil. É um alimento completo, com todos os nutrientes necessários para cada fase. Através do leite materno, o bebê recebe anticorpos da mãe, protegendo-o de inúmeras doenças. Já para a mulher, diminui a chance de desenvolvimento de câncer de mama e de ovário.
O desenvolvimento da criança é impactado pela amamentação em diversos aspectos, como fala, respiração e musculatura da face. É um processo tão importante que, além da função nutricional e cognitiva, é um ato de amor!
Apesar de a amamentação ser titulada como algo instintivo, muitas mulheres passam por dificuldades, podendo ser pela própria anatomia ou por expectativas geradas no processo. Uma rede de apoio familiar e de profissionais de saúde engajados no apoio à amamentação pode contribuir para o sucesso.
É importante que a equipe multidisciplinar atue de maneira alinhada, informando os benefícios e estimulando a mãe a amamentar. A orientação e o apoio são imprescindíveis para que o processo flua de maneira leve e agradável.
A Gestão de Enfermagem da Unidade de Cuidados da Mulher, junto com a Equipe Multidisciplinar, tem preparado ações de incentivo e conscientização a toda a linha de cuidados materno-infantis para engajamento e conscientização.
Em breve teremos um evento relacionado ao assunto. Para mais informações, fique atento aos nossos canais de comunicação.
AMAmentar, uma responsabilidade de todos!