Educação em saúde: o alicerce para o desenvolvimento dos profissionais de enfermagem

Tempo de leitura: 4 minutos

Adriana Salustiano Burlina
Leticia Nascimento Budoia

da Redação da Revista Scientia

Educação em saúde é algo fundamental em organizações de saúde, considerando as particularidades e riscos dessa área de atuação, além das mudanças e evoluções constantes.

Setores de treinamento e desenvolvimento vêm ganhando cada vez mais visibilidade e atuação em organizações de saúde, por terem como objetivo capacitar e desenvolver seus profissionais, buscando dispor a estes, além de experiências de aprendizado, conhecimento e segurança na assistência prestada; impactando direta e indiretamente no objetivo final, ou seja, a qualidade e segurança do paciente.

A atuação dos profissionais envolvidos nesta área, se torna ainda mais importante e desafiadora, considerando as atualizações e inovações constantes na saúde. Tais profissionais devem se manter sempre atualizados e em parceria com os demais setores, para que juntos possam sempre buscar as oportunidades de melhoria contínua, ação e/ou metodologia de aprendizagem, entre outros.

No Hospital Sepaco, temos o IEP – Instituto de Ensino e Pesquisa, atuante desde 2017. O setor é composto por quatro seguimentos: educação continuada, pesquisa clínica, eventos e residência/estágios.

Dentro do seguimento da educação continuada, tivemos grandes avanços, como: sala de informática com 18 computadores, plataforma digital “Conecta Sepaco”, simuladores de baixa e média fidelidade e os EIT’s – Enfermeiros Instrutores de Treinamentos.

A função dos EIT’s foi criada com o objetivo de disponibilizar estrategicamente um enfermeiro nos setores assistenciais como facilitador, onde o mesmo atuaria como um “semeador de boas práticas”, por meio da disseminação de conteúdos fundamentados no conhecimento técnico/científico e nos protocolos institucionais, facilitando o aprendizado por meio de ferramentas pedagógicas baseadas na andragogia, com o auxílio e direcionamento do IEP.

Além de ministrar treinamentos presenciais on the job, de acordo com a necessidade levantada pela supervisão, gerência de enfermagem e educação continuada, tais profissionais têm a missão de recepcionar e direcionar profissionais da enfermagem recém-admitidos nos setores assistenciais. Normalmente utilizam checklists contendo itens como normas institucionais e rotinas setoriais, enfatizando procedimentos técnicos para garantir uma assistência segura e de qualidade aos pacientes e proporcionar aos profissionais da enfermagem vários benefícios, como:

  • Integração e adaptação as atividades diárias;
  • Desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais;
  • Oferta de feedback construtivo favorecendo seu desenvolvimento;
  • Redução do turnover;
  • Presença de um facilitador de treinamentos no setor com expertise assistencial.

É válido ressaltar que a atuação do profissional junto aos colaboradores recém-admitidos permite a otimização do tempo de treinamento, agrega subsídios ao processo avaliativo, permite ao gestor rápida atuação frente as dificuldades apresentadas e, consequentemente, oferece oportunidades de melhoria contínua.

Atualmente, contamos com quatro EITs atuando nos seguintes setores: Pediatria, Pronto Atendimento, UCM (Unidades de Cuidados da Mulher) e UTI Neonatal e Pediátrica. Estão ativos na função desde o segundo semestre de 2017 e já foram realizados 109 cursos online e ações de cunho educacional, como: eventos, reuniões científicas, simpósios e treinamentos presenciais. A resultado da atuação é refletido na melhoria dos indicadores assistenciais.

Projetos futuros já estão sendo pensados, como adoção maior da simulação realística como metodologia de treinamento e inclusão de outros setores, buscando sempre melhoria contínua, qualidade e segurança na assistência prestada.

Os EITs do Sepaco passam por capacitações periódicas. Foto: Jonatas Oliveira

Sobre os autores

  • - Enfermeira de Educação Continuada no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sepaco
    - MBA em Gestão de EAD pela Faculdade Unyleya
    - Instrutora de Simulação Realística Clínica pela Laerdal do Brasil
    - Especialista em Desenho Instrucional pelo Instituto de Desenho Instrucional
    - Especialista em Gerenciamento em Enfermagem pela Universidade Nove de Julho
    - Especialista em Cardiologia pela Faculdade Unyleya
    - Graduada em Enfermagem pela Universidade Nove de Julho

  • - Graduada em Enfermagem pela Universidade Nove de Julho;
    - Especialista em Simulação Realística pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein;
    - Pós-graduada em Gestão da Qualidade e Segurança em Organizações de Saúde pela Faculdade São Camilo;
    - Pós-graduada em Urgências e Emergências pela Faculdade Albert Einstein;
    - Pós-graduada em Saúde Pública pela Universidade Nove de Julho