Perfil: Dra. Talita Gongora Lodi Rizzini

Tempo de leitura: 3 minutos
Talita Lodi Rizzini Holtel é de São José do Rio Preto/SP. É especialista em pediatria e hebiatria, coordenadora do Pronto Atendimento Infantil e da Unidade de Internação Pediátrica do Hospital Sepaco e Supervisora do Programa de Residência Médica. Foto: Arquivo Pessoal

Revista Scientia: Por que você optou por seguir carreira na área médica?
Dra. Talita:
Escolher a medicina é, na verdade, um sonho em constante construção. Não foi fácil chegar à conclusão de que ser médica era o trabalho que eu queria realizar, pois antes de uma profissão, a medicina é um estilo de vida que exige abdicações e muito esforço… Mas o fato de ajudar e cuidar de pessoas, entender suas histórias, seus sonhos, sempre me encantaram e daí a escolha aconteceu.

Revista Scientia: Por que o Hospital Sepaco?
Dra. Talita:
O convite aconteceu em parceria com um grande amigo que não trabalha na instituição, inicialmente era um desafio, que se transformou no jeito Sepaco de ser e ver. O Hospital Sepaco preza por boas práticas, respeito, humanização, segurança. As pessoas que trabalham no Hospital tem orgulho de estar ali e isso é motivador. Tenho muito orgulho de ser Sepaco.

Revista Scientia: Qual foi a maior decisão que você teve que tomar no ano passado? Por que foi tão difícil?
Dra. Talita:
O ano de 2020 foi muito desafiador! O ano teve início com muitas expectativas, a construção da residência médica em pediatria, expandir outras especialidades pediátricas, dentre outros sonhos. Em meados de março, nos deparamos com a pandemia Sars CoV-2, que trouxe medo, insegurança, perdas, mas ao mesmo tempo, reflexões, adaptações, evolução e muita felicidade. Passar momentos distante da família foi penoso, mas nos reencontros uma alegria sem fim. Ver um paciente grave, muito difícil, mas a cada recuperação, a cada alta, uma vitória.

Revista Scientia: Qual tarefa ou projeto você considera sua conquista mais significativa na carreira até hoje?
Dra. Talita:
Gosto de novos projetos, desafios e novos sonhos. Um deles foi a conquista da residência médica em pediatria, iniciada em 2020.

Revista Scientia: O que você gosta de fazer no seu tempo livre em paralelo à sua vida profissional?
Dra. Talita:
Estar com minha família, brincar com minhas filhas, fazer arte mesmo…. além de cozinhar…

Sobre o autor