Dia Mundial da Prevenção de Lesão por Pressão: uma data marcada para sensibilizar os colaboradores sobre as medidas de prevenção

Tempo de leitura: 3 minutos

Camila Mayara Carneiro Sousa
da Redação da Revista Scientia

Roseane Soares Batista Fim
Samanta Dos Santos Silva

Enfermeiras Estomaterapeutas

Neste ano, o Dia Mundial da Prevenção de Lesão por Pressão no Hospital Sepaco será comemorado em novembro. A data tem por objetivo sensibilizar, celebrar e disseminar informações sobre o tema, incentivando todos os profissionais de saúde, familiares e operadoras de saúde sobre a importância da prevenção de lesão por pressão.

O National Pressure Injury Advisory Panel (NPIAP) define a lesão por pressão (LP) como um dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea, ou relacionado ao uso de dispositivo médico ou outro artefato. Pode se apresentar com pele íntegra ou ulcerada, a partir de uma pressão intensa e/ou prolongada em combinação com o cisalhamento. Outros fatores como microclima, nutrição, perfusão e comorbidades podem contribuir para o surgimento da lesão, se associados à pressão e ao cisalhamento.

O Serviço de Estomaterapia do Hospital Sepaco atua juntamente com a Equipe Multidisciplinar em prol dos pacientes para um atendimento especializado, diferenciado e humanizado. Busca reduzir riscos e prejuízos à pele que possam resultar em lesões. Para isso, realiza treinamentos frequentes e gerenciamento dos indicadores assistenciais para controle dos resultados.

Figura 1: Equipe de estomaterapia do Hospital Sepaco (da esquerda para a direita): Samanta dos Santos Silva, enfermeira estomaterapeuta, Jane Ferreira Alves, supervisora de enfermagem, e Roseane Soares Batista Fim, enfermeira estomaterapeuta.

Todas as ações de prevenção seguem protocolos institucionais, baseados em evidências científicas, com o intuito de diminuir a taxa de incidência, custos no serviço de saúde e privar do evento adverso. Os colaboradores são estimulados diariamente a tomar ações preventivas, evitando o dano à pele do paciente, visto que a lesão por pressão afeta seriamente a qualidade de vida, gerando dor, desconforto e abalo emocional para o paciente e seus familiares/cuidadores.

Dentro da Estomaterapia, temos um desafio do bem: continuar prevenindo a lesão por pressão. Algumas dicas e ações diárias e simples devem ser seguidas para todos os pacientes:

Figura 2: Protocolo para prevenção de lesão por pressão.

Em 26 de novembro, o Serviço de Estomaterapia do Sepaco irá promover um evento de sensibilização sobre o tema. O objetivo é disseminar as medidas de prevenção da lesão por pressão para os colaboradores da instituição.

Público: Equipe de Enfermagem

Setores: Unidades de Internação Adulto e Pediátrica, UTI Adulto, UTI Neonatal, UTI Pediátrica, UTI Cardiológica, Pronto-Atendimento, Unidade Cuidados da Mulheres e Centro Cirúrgico.

Sobre os autores