Editorial do Boletim Científico da Quinta Edição
Flávio Geraldo Rezende De Freitas
Coordenador
Instituto De Ensino E Pesquisa
Camila Mayara Carneiro Sousa
Editora Chefe
Revista Scientia
Nesta edição, o Boletim Científico traz dois artigos sobre aspectos da Medicina neonatal, que assim como as matérias iniciais, mostram a atenção e o foco do Hospital Sepaco nessa área de conhecimento. De certa forma, refletem a valorização do conhecimento científico na rotina assistencial, que se torna mais qualificada e segura.
Vale ressaltar que uma das formas de se aperfeiçoar a qualidade assistencial é pela participação em estudos clínicos, os quais exigem rotinas bem estabelecidas e registros adequados nos prontuários médicos. Um exemplo foi a participação da UTI adulto no estudo BaSICS, mencionado na seção “Notas”. O BaSICS foi o maior estudo já publicado no mundo com randomização individual na área de terapia intensiva, com a participação de mais de 11 mil pacientes. Foi liderado pelo Hospital do Coração em parceria com a Rede Brasileira de Pesquisas em Terapia Intensiva (BRICNet), como parte do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O Hospital Sepaco foi o segundo centro que mais incluiu pacientes.
O estudo resultou na publicação conjunta de dois artigos no JAMA, que vieram preencher importantes lacunas do conhecimento, randomizando pacientes tanto para receber solução salina ou PlasmaLyte® como para que fluidos fossem administrados de forma lenta ou rápida na expansão volêmica. Os resultados mostraram não haver benefícios no uso de PlasmaLyte®, podendo inclusive ocorrer malefícios em pacientes com traumatismo craniano. Também não se mostrou diferença entre a administração rápida e a administração lenta de fluidos. As implicações desses achados estão discutidas nos artigos.
O estudo motivou a equipe, pois foi possível perceber a importância de cada um como agente ativo na construção do conhecimento. Além disso, produziu mudanças estruturais significativas nos registros médicos e de enfermagem, além de mais atenção no cuidado com o paciente. O BaSICS foi o primeiro estudo conduzido no Sepaco com o apoio do IEP, constituindo um marco importante na história do setor. Esperamos que sirva de estímulo para mais estudos de outras áreas do hospital.