Enfrentamento da Pandemia de COVID-19

Tempo de leitura: 3 minutos

Antonio Tonete Bafi
Superintendente Médico Hospitalar

Mesmo antes do primeiro paciente infectado pelo novo coronavírus no Brasil, o Sepaco já se preparava para o enfrentamento dessa doença. O cenário nos desafiou a ir além, desenvolvendo novas ações em diferentes frentes, com entregas ágeis e muito trabalho em equipe. Desde o início da crise, nosso objetivo era cuidar do maior número de pacientes, garantindo a melhor qualidade assistencial possível neste cenário. Discutimos intensamente o cuidado às pessoas de maneira integral, com atenção especial dedicada aos nossos profissionais.

No ano de 2020 foram atendidos no Hospital Sepaco aproximadamente 11.000 casos suspeitos, com cerca de 4.000 pacientes com COVID-19 confirmados. O enfrentamento teve um início marcado por grandes dúvidas e muita insegurança, especialmente pelos profissionais expostos na “linha de frente”. Superamos essa etapa realizando diversas alterações estruturais, muitos aprimoramentos nos processos, bem como uma intensa orientação e treinamento às equipes, em busca constante pelo aprimoramento na segurança dos pacientes e profissionais.

Renovamos as expectativas na virada do ano de 2021, porém ainda com a realidade crescente no número de casos de COVID-19. A “onda” realmente chegou nos meses de março e abril. Apenas nos primeiros quatro meses deste ano, foi assistido no Hospital Sepaco um número próximo ao total de atendimentos de 2020. Nos meses de março e abril cuidamos de aproximadamente 3.000 casos confirmados de COVID-19, atingindo picos percentuais de ocupação pela doença acima de 65% do total de leitos do hospital.

Toda essa preparação e enfrentamento dos últimos 12 meses foram postos à prova. A rápida ampliação de leitos e a mobilização intensa das equipes, atingindo 86 leitos de UTI adulto, nos permitiram cumprir a missão com oferta de atendimento qualificado a todos os pacientes. Há de se ressaltar, em especial, o valor, a coragem e a determinação dos profissionais que contribuíram para esse enfrentamento. Foram incansáveis, superaram todas as dificuldades impostas por uma doença desconhecida sem medir esforços, acima das condições individuais e familiares.

A intensa dedicação dos colaboradores, com um louvável trabalho em equipe, deixa um legado muito positivo para o enfrentamento de novos desafios e a elaboração de novos projetos, sempre em busca pela excelência nos cuidados à saúde. Nosso muito obrigado! Reforçamos para que todos os cuidados sejam mantidos e que a união deste time Sepaco siga produzindo excelentes resultados. Que tenhamos força e esperança para lidar com o que virá pela frente!

Sobre o autor