Análise de aprendizagem: como avaliar dados gerados no ambiente virtual de treinamento
Adriana Salustiano Burlina
Leticia N. de Oliveira Budoia
da Redação Da Revista Scientia
Nas últimas décadas, a tecnologia da informação e da comunicação tem sido parte do nosso dia a dia, servindo como solução para atividades corriqueiras. Com a utilização cada vez mais frequente de tecnologias em todos os ramos na educação corporativa, elas se mostraram essenciais em tempos com tantas restrições e necessidade de distanciamento social. A modalidade de ensino a distância tornou-se um trunfo em épocas tão incertas.
Para os usuários que desfrutam de treinamentos online, basta realizar o login e interagir com o conteúdo: assistir a uma videoaula, responder a um questionário ou realizar qualquer outra atividade. Para os especialistas que atuam nos bastidores das plataformas digitais de ensino, toda interação com os ambientes virtuais de aprendizagem gera dados que são analisados e podem demonstrar o desempenho, lacunas no aprendizado e até mesmo se o objetivo educacional definido no início do processo de ensino-aprendizagem foi atingido.

Esse grande volume de dados gerados sempre que os usuários interagem com módulos de e-learning são chamados de Big Data, e na educação a distância podem ser classificados, filtrados e analisados para que se possa encontrar padrões de grupos ou de cada usuário e monitorar o progresso de determinado usuário, com o objetivo de realizar uma análise da aprendizagem, conforme o processo cíclico do funcionamento do Learning Analytics descrito na figura 1.
O conjunto formado por medida, coleta e análise de todos os dados gerados com a interação no ambiente virtual de aprendizagem denomina-se Learning Analytics, cujo principal objetivo é a conversão de dados educacionais em informações que permitam a realização de ações para apoiar a melhoria no processo de aprendizagem. O Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Sepaco atualmente é responsável pela gestão da plataforma Learning Management System (LMS) vigente, denominada Conecta Sepaco, por meio da qual todos os acessos são acompanhados e reportados aos setores e gerências envolvidos através de relatórios que acompanham os seguintes dados:
• Adesão aos treinamentos mensais;
• Horas de treinamentos por setor;
• Análise de aprendizagem de testes;
• Resultado de pesquisa de satisfação de treinamento.
O cronograma mensal de treinamentos é definido entre setores inscritos na plataforma LMS e o IEP. Após o período de vigência do cronograma, normalmente 30 dias, os relatórios de adesão setorial e de adesão global de cada treinamento são extraídos. A extração desses relatórios é feita por meio de arquivos de armazenamento de dados (.CSV), configurados e extraídos da plataforma LMS, onde a equipe do IEP realiza a análise dos dados e a modelagem de cada relatório. Esses arquivos são compartilhados com as lideranças para que elas possam ter um panorama da adesão da sua equipe ao treinamento proposto. Para melhor entendimento, o relatório oferece informações sobre público-alvo, justificativa, número de participantes, entre outras informações, conforme pode ser visualizado na figura 2.

Logo após essas informações, são feitas demonstrações através de gráficos sobre a adesão global e setorial, conforme ilustrado nas figuras 3 e 4.


Após o envio do relatório de adesão de treinamentos contemplando o período de vigência do cronograma, a equipe do IEP ainda faz o acompanhamento por mais 15 dias da adesão dos setores que apresentaram percentual inferior a 70%, totalizando, portanto, 45 dias de disponibilização do treinamento. Esse período de 15 dias, acrescido ao cronograma de treinamentos, é denominado repescagem e tem por objetivo sinalizar as lideranças sobre a oportunidade de aumento no índice de adesão aos treinamentos de suas equipes.
Após esse período é realizada uma extração final dos dados que compõem o relatório de repescagem. Nesse documento é feito um comparativo da adesão do treinamento no período de vigência do cronograma, com o período extra de 15 dias. Esses dados também serão modelados para que sejam apresentados de forma didática e possam auxiliar os gestores na gestão de treinamentos de sua equipe (figura 5).

Vale ressaltar que, mesmo com o reporte de adesão para os setores, a liderança de cada setor possui um perfil de instrutor na Conecta Sepaco que permite uma visualização do desempenho de sua equipe ou de um usuário específico quanto aos treinamentos disponíveis. Para que o próprio usuário consiga acompanhar o seu desempenho, mensalmente são disponibilizados por e-mail o cronograma de treinamentos vigente e o relatório de progresso pessoal.
A plataforma Conecta Sepaco não compartilha dados pessoais dos usuários, apenas o desempenho dos treinamentos proposto de acordo com cargo e setor de atuação (trilha de aprendizagem), como forma de acompanhar o desenvolvimento profissional de cada um (figura 6).

Referências bibliográficas
- Gomes, Marília & Sandeski, Michele & Matiello, Cleidiane & Paz, Daiane. (2019). Learning Analytics: o uso de ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem. Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão (ISSN: 2525-4782). 4. 10.21575/25254782rmetg2019vol4n1736.
- https://esud2018.ufrn.br/wp-content/uploads/187992_1_ok.pdf