Eleições da CIPA – Voto Eletrônico: agilidade e segurança de processo

Tempo de leitura: 5 minutos

Amanda Germano Pereira
Técnica de Segurança do Trabalho no Hospital Sepaco

O desenvolvimento das atividades do setor Segurança do Trabalho envolve o cumprimento de diversas normas, sejam elas nacionais ou internacionais, dentre elas, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Todos os anos, por meio de eleições eletrônicas e uma parceria entre Tecnologia da Informação e Segurança do Trabalho, a composição da CIPA é alterada, tanto na unidade de São Paulo quanto em de Mogi das Cruzes. Desde 2015, quando foi implantado em nossa empresa, o processo eletrônico ficou mais ágil, não deixando de lado a confiabilidade dos dados, bem como a privacidade do voto.

A CIPA é uma comissão formada por membros indicados pelo empregador e membros eleitos de forma secreta que tem por função auxiliar o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) nos assuntos referentes à Segurança do Trabalho. Também é dever da CIPA realizar anualmente, em conjunto com a Segurança e Medicina do Trabalho, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).

Antes da automatização, o processo era realizado com cédulas de papel e uma urna, onde eram coletados os votos. Em uma empresa com cerca de 2.200 colaboradores, as eleições eram demoradas, pois era necessário que os técnicos de segurança realizassem a coleta de votos em todos os horários. Com a forma eletrônica, além da agilidade, não existe a possibilidade de perda de cédulas ou o risco de recontagem de votos. Tudo foi facilitado.

Atualmente o processo se dá da seguinte forma:

• A Segurança do Trabalho lança edital com as informações das eleições;
• Os colaboradores realizam a inscrição por meio de cédulas que são disponibilizadas nos setores (figura 1);
• Após a inscrição, a segurança do trabalho cadastra o colaborador no sistema eletrônico de votação;
• No dia de início das eleições, as áreas da Tecnologia da Informação e de Comunicação disponibilizam o link na intranet para acesso do colaborador;
• O colaborador acessa com login e senha (figura 2);
• Ao acessar a plataforma, o colaborador encontra as fotos com nome e setor dos candidatos (figura 3);
• O colaborador clica no seu candidato de preferência e confirma (figura 4).

Figura 2: Página para login para acessar votação. Foto: Reprodução
Figura 3: Modelo de tela que aparece para o colaborador, com as fotos dos candidatos. Foto: Reprodução
Figura 4: Exemplo de sistema de votação. Foto: Reprodução

Também existem nesse sistema as opções do voto em branco e nulo, caso o colaborador não queira votar em ninguém. Outro ponto importante do sistema é que, durante a eleição, a Segurança do Trabalho tem acesso aos colaboradores que não votaram, incentivando junto às lideranças a participação de todos.

O colaborador pode logar no sistema em qualquer computador da instituição, pois só precisa da intranet para acessar o link, ou seja, pode acessar de seu posto de trabalho, o que otimiza a votação. Para setores operacionais como SND, Hotelaria, Engenharia e Manutenção, a liderança libera um computador no setor para a participação de todos.

Ao término do período de votação, a Segurança do Trabalho convoca parte dos candidatos para acompanhar a apuração dos votos, quando é apresentado a todos o total de votos, demonstrando a relação de eleitos com seus titulares e suplentes.

Sobre o autor

  • - Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Nove de Julho
    - Pós-Graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário Senac
    - Pós-Graduanda em Sistema de Gestão Integrado pela Pontifícia Universidade Católica - PUC