Trilhas de aprendizagem: Como esse recurso auxilia na capacitação profissional?

Tempo de leitura: 3 minutos

Adriana Salustiano Burlina
Érika Mello Moreira Lagoa Dos Santos

da Redação da Revista Scientia

As trilhas de aprendizagem são utilizadas por várias empresas. Esse recurso consiste em selecionar um conjunto de treinamentos e disponibilizá-los para um grupo de profissionais com o objetivo de desenvolvê-los em determinados assuntos. A disponibilização de treinamentos através de trilhas de aprendizagem pode ser utilizada tanto para treinamentos presenciais como para treinamentos online, inclusive em treinamentos híbridos.

O método utilizado nas trilhas de aprendizagem coloca o profissional como protagonista de sua aprendizagem, porque nesse formato os treinamentos ficam disponíveis para que ele tenha autonomia para acessar o conteúdo.

Existem dois modelos de trilhas de aprendizagem: modelo linear e modelo agrupado. No primeiro, o usuário acessa os conteúdos em uma sequência definida, não sendo possível escolher qual conteúdo consumir. No segundo, o usuário pode começar consumindo o conteúdo que mais faz sentido para ele, não sendo necessário que siga determinada ordem.

Dentre as vantagens do uso desse recurso, podemos citar o processo focado de aprendizado, disponibilizando conteúdos pertinentes à necessidade de formação e/ou capacitação profissional.

O início da implantação da plataforma de treinamentos Conecta Sepaco foi marcado pela estruturação das trilhas de aprendizagem de cada setor assistencial. O IEP realizou reuniões no estilo brainstorming com gestores de cada área para que fossem elencados os temas importantes para os treinamentos das equipes. Todas as ideias levantadas pelos gestores foram agregadas aos assuntos já abordados de forma institucional na integração de novos colaboradores da Enfermagem.

As trilhas de aprendizagem utilizadas no Conecta Sepaco são divididas em sessões. Cada sessão possui treinamentos, conforme figura 1:

Figura 1: Demonstração da sessão, contendo dois treinamentos relacionados ao assunto.

As trilhas são disponibilizadas aos profissionais de acordo com cargo e setor de atuação, portanto há apenas treinamentos direcionados aos profissionais.

O IEP iniciou a utilização das trilhas de aprendizagem online em 2018, o que favoreceu o amadurecimento do processo de treinamento antes do impedimento de aglomeração que teríamos com a decretação de situação pandêmica (em março de 2020). Esse processo foi essencial para que o Conecta Sepaco fosse amplamente divulgado dentro da instituição, e para que nossos profissionais se apropriassem da navegabilidade da plataforma. Dessa forma, os treinamentos sobre temas importantes, como enfrentamento à pandemia, puderam ser acessados pelos profissionais de forma efetiva.

Profissionais realizando treinamento online.

Referências bibliográficas
• https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/21489/17142
• https://www.conhecimentocorporativo.com.br/use-trilhas-de-aprendizagem-para-desenvolver-competencias-estrategicas-para-a-empresa/

Sobre os autores

  • - Enfermeira de Educação Continuada no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sepaco
    - MBA em Gestão de EAD pela Faculdade Unyleya
    - Instrutora de Simulação Realística Clínica pela Laerdal do Brasil
    - Especialista em Desenho Instrucional pelo Instituto de Desenho Instrucional
    - Especialista em Gerenciamento em Enfermagem pela Universidade Nove de Julho
    - Especialista em Cardiologia pela Faculdade Unyleya
    - Graduada em Enfermagem pela Universidade Nove de Julho

  • - Enfermeira de Educação Continuada Do Hospital Sepaco
    - Especialização em Educação Moderna pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    - Especialização em Desenho Instrucional pelo Instituto de Desenho Instrucional
    - Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês
    - Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo