Utilização de ensino híbrido para treinamento de novos colaboradores da Enfermagem Unidade Mogi das Cruzes
Adriana Salustiano Burlina
Leticia N. de Oliveira Budoia
da Redação da Revista Scientia
Com a abertura da unidade hospitalar localizada em Mogi das Cruzes, os setores de recursos humanos (RH) e o de Ensino e Pesquisa (IEP) realizaram uma força tarefa na contratação e no treinamento da equipe de enfermagem que atenderá os pacientes da região. E para atender essa demanda, o IEP utilizou o ensino híbrido, conhecido como uma metodologia que combina ensino online com presencial.
O desafio de contratar uma grande quantidade de profissionais no momento em que o mundo passa por uma pandemia foi tão considerável quanto treiná-los para que pudessem ser encaminhados para a unidade que será inaugurada, haja vista que o atual mercado de trabalho exige do profissional de enfermagem uma série de competências necessárias para prestar uma assistência segura e de qualidade.
A integração das novas equipes de enfermagem é composta por um cronograma de treinamento estruturado e sistematizado, que visa promover o acolhimento do novo profissional e facilitar sua adaptação ao novo ambiente de trabalho, independente de experiências profissionais anteriores, proporcionando informações sobre a instituição da qual farão parte, protocolos institucionais, normas, rotinas, procedimentos técnicos e manuseio de materiais que serão encontrados no setor em que atuarão.
O propósito do treinamento dos novos colaboradores envolve também garantir que cada profissional trabalhe de acordo com a missão, crença e princípios institucionais, garantindo assim excelência na prestação da assistência aos pacientes.
No período de 07/02 a 07/03/2021 foram contratados 45 profissionais da enfermagem para compor os setores: internação, UTI Neonatal, centro cirúrgico e berçário da unidade hospitalar de Mogi das Cruzes, sendo 11 enfermeiros(as) e 34 técnicos(as) de enfermagem (figura 1).

Figura 1: Distribuição dos novos profissionais da equipe de enfermagem – Hospital Sepaco – Unidade de Mogi das Cruzes
Esses profissionais tiveram o primeiro contato como novos colaboradores participando da integração ministrada pelo RH com duração de 2 horas, contemplando temas administrativos relacionados à contração do profissional, como informações quanto ao contrato de trabalho, regras de boas condutas institucionais, etc.
Após essa experiência, todos participaram da integração de enfermagem com duração de 12 horas, divididas em dois dias. Nesse treinamento admissional, os profissionais receberam informações sobre o padrão comportamental esperado para atuar na instituição, o padrão de uniformes da equipe de enfermagem, detalhes quanto ao acesso à plataforma de ensino a distância Conecta Sepaco e acompanhamento dos primeiros acessos com a oportunidade de sanar dúvidas quanto à navegabilidade. Após o primeiro acesso, os novos colaboradores assistiram a videoaulas elaboradas por especialistas das áreas, além de aulas expositivas de profissionais convidados como enfermeiras da SCIH, enfermeiras auditoras, enfermeiras estomaterapeutas, enfermeira do laboratório DASA (prestador de serviços) e enfermeira de terapia intravenosa. Vale ressaltar que, mesmo diante da necessidade de treinar os novos colaboradores, todos os protocolos de segurança foram respeitados para prevenir a disseminação do coronavírus: os profissionais e convidados permaneceram de máscara, distanciados e houve higienização frequente do ambiente.
Esse processo de treinamento estruturado visa proporcionar aos novos colaboradores a oportunidade de iniciar a aquisição de competências exigidas para atuação no serviço. Dentre os assuntos abordados para alguns são aplicados exercícios de fixação e aprendizagens. Podemos citar, por exemplo, o treinamento “Descarte de resíduos – PGRSS” composto por uma videoaula de 15 minutos e pós-teste com oito questões de múltipla escolha. A média de acertos da turma que compõe o Hospital Sepaco – Unidade Mogi das Cruzes foi de 69%.
Outros treinamentos em que houve aplicação da avaliação de aprendizagem foram o “Atendimento a Emergências Pediátricas” e o “Atendimento a PCR Adulto”. Em ambos aplicamos o pré e pós-teste para comparar o conhecimento prévio do profissional quanto ao assunto e o conhecimento adquirido após o treinamento. Os resultados obtidos do pré e pós-teste no treinamento “Atendimento a PCR Adulto” podem ser visualizados no gráfico a seguir (figura 2).

Figura 2: Média de acertos no pré e pós-teste dos profissionais de Mogi das Cruzes – Atendimento na PCR Adulto – Fev/2021
Os resultados obtidos do pré e pós-teste no treinamento “Atendimento a Emergências Pediátricas” podem ser visualizados no gráfico a seguir (figura 3).

Figura 3: Média de acertos no pré e pós-teste dos profissionais de Mogi das Cruzes – Emergências pediátricas – Fev/2021
Ao término do treinamento admissional, os profissionais foram convidados a responder a avaliação de reação, composta por questões que avaliam os seguintes itens:
• Habilidade de criar interesse no assunto;
• Domínio do conteúdo abordado;
• Clareza e objetividade na exposição do tema;
• Disponibilidade a esclarecimentos de questionamentos;
• Postura do instrutor;
• Respeito aos horários prefixados;
• Condições de iluminação, ventilação e temperatura;
• Espaço e equipamentos;
• Conteúdo abordado;
• Aplicação prática (do conteúdo no seu dia a dia);
• Recursos utilizados para retenção do conhecimento (apresentação, atividades, dinâmicas, vídeos, etc.);
• Considerou a carga horária.
A turma de novos colaboradores do Hospital Sepaco – Unidade Mogi das Cruzes apresentou uma adesão de 96% ao preenchimento dos itens citados. Dentre os resultados obtidos, foi questionado quanto ao treinamento atender às expectativas (figura 4). Ao término da pesquisa foi disponibilizado um campo aberto para que os colaboradores pudessem expor suas opiniões pessoais. Dentre os resultados encontrados, muitos colaboradores agradecem a oportunidade e sugerem atividades dinâmicas, que por conta do momento que estamos vivendo tiveram que ser retiradas do cronograma.

Figura 4: Apresentação da expectativa do colaborador quanto ao treinamento aplicado
Após os novos colaboradores realizarem 12 horas de treinamento admissional, todos tiveram a oportunidade de conhecer rotinas específicas do seu setor para que a ambientação com rotinas e procedimentos setoriais se dessem com profissionais que já possuem experiência. Para isso, os nossos enfermeiros instrutores de treinamentos receberam e acompanharam cada colaborador, permitindo que a troca de experiência fizesse parte do treinamento.
Atualmente os profissionais já se encontram alocados nos devidos setores do Hospital Sepaco – Unidade Mogi das Cruzes e serão contemplados com os treinamentos institucionais através do cronograma mensal de treinamentos, disponibilizado na intranet para amplo acesso de toda a instituição.
Referências bibliográficas
- Sapatini TF, Gasparino RC, Polli L, Oliveira AS. Avaliação de um programa admissional para a equipe de enfermagem. Esc. Anna Nery [online]. 2016; 20 (3): e20160065. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-81452016000300210&script=sci_abstract&tlng=pt.
- Santana FLP, et al. Particularidades no treinamento de enfermeiros recém-admitidos. Rev. enferm. UFPE [online]. 2019; 13: [1-8]. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1051600.