Ensino à distância ganha impulso em tempos de pandemia

Tempo de leitura: 6 minutos

Adriana Salustiano Burlina
Daniela Freitas de Lima

da Redação da Revista Scientia

As exigências de distanciamento social e isolamento que surgiram com a pandemia tornaram a metodologia de ensino e-learning uma alternativa segura e eficaz para capacitar os profissionais de saúde. Até então pouco explorada, essa metodologia de treinamento à distância é moldada ao colaborador, derrubando barreiras de horários, custos e limitações de espaço, permitindo assim uma melhor adesão aos treinamentos.

E-learning é um uma forma de educação à distância que emprega recursos computacionais e audiovisuais para promover o aprendizado a uma pessoa, um grupo ou uma comunidade.

Pesquisas mostraram que o e-learning é capaz de oferecer um aprendizado assertivo, aliado a maior flexibilidade e conveniência dos usuários em comparação com os métodos tradicionais de treinamento, além de reduzir os encargos para as empresas. A prática de treinamento e-learning faz com que o colaborador se torne mais autônomo na sua aprendizagem, permitindo criar maior maturidade profissional e auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional.

As metodologias tradicionais de ensino, ou seja, aquelas centradas no papel do instrutor/professor e não do colaborador/aluno, sempre tiveram preferência em relação às metodologias ativas ou até mesmo ao e-learning. Entretanto, nos últimos anos, pesquisas realizadas pela ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento) mostram queda nos treinamentos realizados de forma presencial e aumento no formato e-learning, pois os treinamentos podem ser acessados por diversos dispositivos eletrônicos.

O IEP do Sepaco tem uma sala de treinamentos de uso exclusivo para os alunos do Conecta. Foto: Viviane Pereira Gomes

No e-learning, as instituições devem investir em tecnologias e profissionais capacitados para transformar o conteúdo em um treinamento on-line com base em conhecimentos de design instrucional. Também é necessário dispor de um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) intuitivo e de fácil acesso, com a presença de tutores que irão auxiliar na mediação destes treinamentos, possibilitando, assim, a utilização adequada desta ferramenta de ensino.

O e-learning passou a ser utilizado por diversas instituições de saúde para treinar seus profissionais com bons resultados. Cada hospital tem seu critério para viabilizar os treinamentos, seja um ambiente com computadores para acesso, seja liberar o uso em smartphones ou computadores pessoais. Com a pandemia, as instituições que já utilizam essa metodologia não sofreram com a impossibilidade de realizar treinamentos presenciais, apenas enriqueceram a qualidade e quantidade de treinamentos on-line. O Hospital Sepaco utiliza esta metodologia desde outubro de 2017, com acompanhamento rigoroso dos dados de utilização a partir de março de 2018. Esse ano, devido à pandemia, foi evidenciado um aumento de 79% nas horas de treinamento on-line, com média de mais de 2000 horas (mês) de treinamento on-line, conforme figura 1.

Figura 1: Média de horas de treinamento on-line/mês/ano

Atualmente, o AVA do Hospital Sepaco, que recebe o nome de Conecta Sepaco, dispõe de mais de 250 treinamentos apresentados na forma de videoaulas, informativos, leitura de arquivos em PDF, quizz com feedback automático (permitindo que, mesmo não acertando a questão, o colaborador possa verificar qual seria a resposta correta), pré e pós- testes (para mensurar conhecimento prévio ao treinamento e o conhecimento adquirido), além de pesquisas de satisfação para avaliar a opinião dos colaboradores com relação à plataforma e ao treinamento, proporcionando oportunidades de melhorias e aperfeiçoamentos.

O Conecta Sepaco pode ser acessado de computadores ou smartphones conectados à internet. O Hospital oferece uma sala com computadores para que o primeiro acesso seja feito na Integração de Enfermagem, permitindo a demonstração da navegabilidade, da usabilidade e também tirando dúvidas sobre as diversas ferramentas de aprendizagem e interação disponibilizadas dentro da plataforma.

Alguns setores dispõem de Enfermeiros Instrutores de Treinamentos (EIT) que atuam para um ambiente de aprendizagem e capacitação colaborativa e acompanham, juntamente com os gestores, a adesão aos treinamentos, intervindo para melhoria nesse indicador continuamente.

Dentre os 250 treinamentos disponíveis, podem ser encontrados temas institucionais e setoriais. São disponibilizados aos colaboradores de acordo com o cargo e setor, facilitando assim o acesso aos cursos que são relevantes para o profissional, gerando engajamento para realização de cada treinamento. Com a preocupação de disponibilizar conteúdos atualizados, a equipe do IEP, juntamente com os especialistas de cada área, realiza a atualização periódica dos treinamentos.

O Conecta Sepaco permite que os gestores de cada área tenham acesso ao desempenho de sua equipe e a equipe do IEP envia relatórios de treinamentos mensais para que seja acompanhada a adesão geral e setorial.

Para auxiliar o treinamento dos mais de 1200 usuários do Conecta Sepaco no enfrentamento ao COVID-19, o time de especialistas do SCIH e a equipe do IEP elaborou 20 videoaulas relacionadas ao tema, o que resultou em mais de 23 mil acessos a esses conteúdos.

O Hospital Sepaco, junto às equipes líderes e o apoio do IEP, busca inovação constante e disseminação do conhecimento por meio da educação continuada e focada na necessidade individual, visando manter a segurança e integridade dos pacientes, bem como a qualidade dos profissionais da saúde envolvidos nessa empreitada.

Sobre os autores

  • - Enfermeira de Educação Continuada no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sepaco
    - MBA em Gestão de EAD pela Faculdade Unyleya
    - Instrutora de Simulação Realística Clínica pela Laerdal do Brasil
    - Especialista em Desenho Instrucional pelo Instituto de Desenho Instrucional
    - Especialista em Gerenciamento em Enfermagem pela Universidade Nove de Julho
    - Especialista em Cardiologia pela Faculdade Unyleya
    - Graduada em Enfermagem pela Universidade Nove de Julho