Editorial do Boletim Científico da Primeira Edição

Tempo de leitura: 3 minutos

Flávio Geraldo Rezende de Freitas
Coordenador do Instituto de Ensino e Pesquisa

O Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Sepaco foi inaugurado no dia 1º de junho de 2017. O foco inicial era aprimorar a educação permanente dos colaboradores assistenciais, principalmente os de enfermagem. Para isso, foram adotadas novas estratégias de ensino-aprendizagem, como uma plataforma de ensino à distância e a figura de instrutores de treinamento setoriais.

Aos poucos, a atuação do IEP foi se expandindo por demandas criadas com a nova realidade do Hospital. Veio a necessidade de organizar eventos internos, a regularização das parcerias para os estágios de graduação e pós-graduação na Instituição e o auxílio aos projetos de pesquisa internos e em colaboração com outros centros.

Outro fato marcante foi o credenciamento de programas de Residência Médica pelo Ministério da Educação. Em março de 2020, tivemos o início da residência de Clínica Médica e Pediatria.

Tudo isso só foi possível com o apoio da alta direção e a maturidade do corpo clínico do Hospital. Na verdade, reflete algo mais sistêmico que é o desenvolvimento da instituição, valorizando cada vez mais o cuidado humanizado, com qualidade técnica e segurança.

Essa evolução ficou evidente na nova pandemia pelo coronavírus. Além da organização para lidar adequadamente com o novo perfil de pacientes, a valorização da ciência na tomada de decisões foi também fundamental. O estímulo ao uso de medicações propostas para tratamento da doença somente no contexto de estudos clínicos e a adoção de medidas baseadas em sólidas evidências científicas na prática diária corroboram a importância da qualidade técnica.

Agora o IEP vai dar suporte ao Boletim Científico do Hospital. Acreditamos que será uma ferramenta importante não só para a residência médica, como a todos os multiprofissionais que atuam na instituição, haja vista que há artigos publicados por médicos, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas nesta primeira edição. Imaginamos que será fonte de estímulo para atualização e melhoria das práticas clínicas.

A equipe do IEP (da esquerda para a direita): Fabio Alexandre Paiva Freitas, Camila Mayara Carneiro Sousa, Flávio Geraldo Rezende de Freitas, Fernanda Regina de Campos Radziavicius, Daniela Freitas de Lima, Adriana Salustiano Burlina

Sobre o autor

  • Coordenador Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sepaco
    - Médico intensivista
    - Doutor em Ciências pela Unifesp
    - Professor Adjunto de Medicina Intensiva na Unifesp
    - Membro do comitê científico da Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet)