Cursos e
Residência Médica

O propósito fundamental do programa de residência médica é promover o contínuo aprimoramento do nível profissional e científico de médicos, além de elevar a qualidade da assistência prestada aos pacientes. As atividades são conduzidas dentro das instalações do Sepaco, possibilitando a imersão na dinâmica cotidiana de um hospital de grande porte, equipado com tecnologias avançadas e seguindo protocolos de nível internacional.

O Hospital e Maternidade Sepaco está credenciado junto ao MEC para os seguintes programas de residência médica:

• Clínica médica;
• Ginecologia e Obstetrícia;
• Medicina Intensiva;
• Medicina Intensiva Pediátrica;
• Pediatria.

Nosso processo seletivo é realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, através da Seleção Pública para Residência Médica do Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo (SUS/SP).
O edital pode ser consultado clique aqui.

O programa de Residência em Clínica Médica do Hospital Sepaco tem como foco a preparação do residente para exercer a especialidade clínica, de maneira que, ao final da residência, este será capaz de conduzir e manejar os mais diversos casos de pacientes clínicos. O nosso programa tem como base metodologias ativas de ensino e aprendizagem, as quais facilitam a aprendizagem e o desenvolvimento adequado de competências durante toda a residência.

O Hospital Sepaco conta com centro de hemodinâmica, exames endoscópicos, unidade de radiologia com tomografia e ressonância magnética, além de medicina diagnóstica laboratorial avançada, permitindo o contato com toda essa estrutura durante a formação. Além disso, o residente tem a oportunidade de vivenciar estágios em serviços ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Todas as atividades dos residentes acontecem sob supervisão qualificada garantindo o processo adequado de aprendizagem do médico residente e o cuidado seguro do paciente.

Estágios

O primeiro ano da Residência de Clínica Médica é dividido em estágios mensais, totalizando 12 meses:

• 4 meses na Clínica Médica;
• 2 meses na Unidade de Terapia Intensiva;
• 1 mês na Cardiologia;
• 1 mês na Nefrologia;
• 1 mês na Infectologia;
• 1 mês no Pronto-Socorro;
• 1 mês de Férias;
• 1 mês de Eletivo.

O segundo ano da residência contemplará os estágios de:
• 2 meses na Clínica Médica;
• 1 meses na Unidade de Terapia Intensiva;
• 1 mês em Cuidados Paliativos e Gestão Hospitalar;
• 1 mês na Reumatologia;
• 1 mês na Oncologia;
• 1 mês na Neurologia;
• 1 mês na Pneumologia;
• 1 mês na Gastroenterologia;
• 1 mês no Pronto-Socorro;
• 1 mês de Férias;
• 1 mês de Eletivo.

Corpo Docente

Dr. Henrique Pinheiro Konigsfeld
Médico especialista em Clínica Médica e Nefrologia
Doutor em Medicina (Nefrologia) – UNIFESP
Supervisor do Programa de Residência em Clínica Médica

Dra. Raissa Gabrielle Reis dos Santos
Médica especialista em Clínica Médica
Coordenadora da Comissão de Residência Médica

Dr. Caio Vaciski Gallassi
Médico especialista em Clínica Médica e Geriatria

O corpo docente do Hospital Sepaco conta com profissionais e preceptores altamente qualificados e que atuam nas diferentes especialidades da clínica médica.

 

A residência médica em Ginecologia e Obstetrícia do Hospital e Maternidade Sepaco tem o objetivo principal tornar o médico residente apto a promover saúde nas diferentes fases de vida da mulher.

Através do desenvolvimento de habilidades cognitivas e práticas ligadas à saúde feminina, ao final do programa de 3 anos, o residente estará capacitado para atuar no mercado de trabalho.

Estágios

1. Conhecer os principais problemas socioeconômico-culturais que interferem na saúde da mulher;
2. Conhecer os dados epidemiológicos que envolvem a saúde da mulher;
3. Desenvolver conhecimentos no entendimento da relação entre alterações psíquicas e distúrbios ginecológicos;
4. Diagnosticar e acompanhar a evolução da gestação normal;
5. Prevenir, diagnosticar e tratar as patologias clínicas e obstétricas prevalentes na população;
6. Aprimorar o conhecimento e as habilidades para o acompanhamento da gestação, parto e puerpério em mulheres hígidas e/ou portadoras de patologias clínicas e obstétricas de maior complexidade;
7. Adquirir habilidade para a prática da obstetrícia normal e operatória;
8. Diagnosticar e tratar as complicações cirúrgicas mais frequentes;
9. Diagnosticar e tratar as emergências obstétricas e ginecológicas mais frequentes;
10. Desenvolver aprendizado em cuidados de terapia intensiva, envolvendo patologias obstétricas, ginecológicas e oncológicas;
11. Desenvolver conhecimentos de Medicina Fetal, realizar procedimentos especializados nessa área, habituar-se com o diagnóstico ultrassonográfico das patologias principais e sua terapêutica intra-útero e desenvolver atividades relacionadas à imunologia da gravidez;
12. Prevenir, diagnosticar e tratar os problemas ginecológicos mais frequentes na prática clínica;
13. Adquirir habilidade cirúrgica para as principais patologias cirúrgicas em ginecologia;
14. Praticar procedimentos especializados em ginecologia, tais como laparoscopia, histeroscopia;
15. Desenvolver habilidades na atenção aos problemas ginecológicos mais complexos, incluindo alterações hormonais, doenças sexualmente transmissíveis, alterações uroginecológicas e outras que afetem a saúde da mulher do ponto de vista ginecológico;
16. Atuar nos vários setores de reprodução humana, incluindo planejamento.

Corpo Docente

Dr. Marcelo Luis Steiner
Supervisor do Programa
Médico especialista em Ginecologista e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina ABC
Especialista em Endoscopia Pélvica pela Faculdade de Medicina ABC
Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina ABC
Doutor em Ginecologia pela UNESP

Dra. Fabiana Ruas Domingues Modesto
Médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia pelo IAMSPE

Dr. Filipe de Oliveira Silva
Médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela UNIFESP

A Residência de Medicina Intensiva Adulto do Hospital Sepaco tem, por objetivo proporcionar treinamento teórico e prático para que o médico seja capaz de conduzir as principais patologias do cenário crítico.

Para isto, o hospital conta com uma Unidade de Terapia Intensiva de 40 leitos que atende pacientes clínicos e cirúrgicos (cirurgias cardíacas, neurocirurgias, cirurgias do aparelho digestivo entre outras). 

O Residente atuará em conjunto com uma equipe multidisciplinar completa (enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, serviço social e farmácia clínica) e terá supervisão constante de médicos com residência e título em medicina intensiva. O médico residente, irá adquirir a habilidade para procedimentos invasivos por meio de aprendizado em centro de simulação realística e aprendizado em campo.

Diante da complexidade do paciente crítico, outros estágios também serão contemplados. Entre estes, podemos citar, nefrologia de agudos, cuidados paliativos, nutrologia e gestão.

Contamos com uma infraestrutura completa e profissionais qualificados para proporcionar uma residência completa e efetiva.

Estágios

Primeiro ano

Por ser uma especialidade de acesso direto, priorizamos as especialidade básicas neste primeiro ano. Sendo assim, o residente passará por estágios em cada um desses setores: clínica médica, cardiologia, setor de imagem, pronto-socorro, anestesiologia e infectologia.

Segundo ano

No segundo ano, a exposição do residente à Unidade de Terapia Intensiva aumenta. De forma não contínua e sim intercalada com outros estágios, o residente passa pela UTI durante 6 meses. Nos demais meses o residente fará os seguintes estágios: nefrologia de agudos, neurologia, nutrologia, e cardiologia intensiva.

Terceiro ano

Neste período é essencial que o residente adquira habilidades de liderança e gestão bem como é necessário o contato com um perfil diferenciado de pacientes. Sendo assim, este ano é marcado pelos estágios de gestão, UTI Trauma, UTI oncológica/queimados, cuidados paliativos, e unidade de transplantes.

Corpo Docente

Dra. Nathaly Fonseca Nunes

Supervisora do Programa

Médica Especialista em Medicina Intensiva pela UNIFESP

Mestre em Saúde pela UNIFESP

Especialista em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral pela BRASPEN

Coordenadora da UTI Adulto do Hospital Sepaco

Dr. Rodrigo Camillo da Cunha

Médico Especialista em Medicina Intensiva pela UNIFESP

Dr. Ben Hur Lincoln Machado Nunes

Médico Especialista em Medicina Intensiva pelo HC-FMUSP

A Residência de Medicina Intensiva Pediátrica do Hospital Sepaco tem, por objetivo proporcionar aos nossos residentes uma sólida formação que lhes possibilite uma carreira profissional produtiva, satisfatória e dentro dos mais elevados padrões éticos, oferecendo-lhes um programa de ensino que contemple todas as competências necessárias aos cuidados de crianças gravemente doentes.

O Hospital SEPACO conta com 26 leitos de UTI Pediátrica, 10 leitos de UTI Pediátrica Cardiológica e 30 leitos de UTI Neonatal.

Somos transdisciplinar e com o foco de cuidado centrado na família.

Somos suportados por amplo rol de especialidades pediátricas clínicas e cirúrgicas, incluído o Cuidado Paliativo.

Somos Centro de Referência da ELSO (Extracorporeal Life Support Organization) e participantes da Vermont Oxford Network (VON).

Além da terapia de oxigenação extracorpórea, outras terapias extracorpóreas são também disponíveis (hemodiálise contínua, plasmaférese e outras terapias de depuração sanguínea).

Para suporte respiratório, dispomos de aparelhos de ventilação pulmonar mecânica de última geração, possibilitando-nos a utilização de modos volumétricos convencionais (VG e PRVC) e de alta frequência (VG-HFV), além da monitorização gráfica e de parâmetros da mecânica respiratória. Nossa linha de suporte respiratório inclui também terapia com cânula nasal de alto fluxo e ventilação não-invasiva com diversas interfaces.  

Nossas rotinas assistenciais são atualizadas e em conformidade com as melhores e mais recentes evidências científicas disponíveis. Citamos algumas:

– “Antibiotic stewardship e diagnostic stewardship”;

– Terapia nutricional orientada à condição metabólica;

– Sedação e analgesia com meta precoce e prevenção de delírio;

– Mobilização precoce;

– Prevenção e tratamento de acúmulo de fluidos (anteriormente nominado como sobrecarga hídrica).

Protocolos multimodais de monitorização invasiva e não-invasiva fazem parte de nossa rotina. Métodos avançados de monitorização são habitualmente empregados em nossos pacientes. aEEG, NIRS, Doppler transcraniano, ecocardiografia funcional e POCUS (Point of Care Ultrasound) fazem parte desta lista.

Estágios

Primeiro Ano

Os estágios serão realizados exclusivamente dentro do Hospital nas UTI Pediátrica e Neonatal, Anestesia e na Emergência Pediátrica.

Durante o programa do Primeiro Ano, a(o) residente será iniciada(o) nos processos de Gestão e Qualidade e nos protocolos de pesquisa clínica.

Segundo Ano

Os estágios serão realizados dentro do Hospital nas UTI Pediátrica e Neonatal, Anestesia e na Emergência Pediátrica, além do estágio externo em UTI Pediátrica Oncológica e Unidade de Queimados.

Durante o programa de estágio do Segundo Ano, a(o) residente continuará a participar dos processos de Gestão e Qualidade e dos protocolos de pesquisa clínica.

Corpo Docente

Dr. Lucio Flavio Peixoto de Lima
Supervisor do Programa
Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP-EPM
Especialista em Pediatria com Habilitação em Medicina Intensiva Pediátrica
Coordenador Médico da UTI Pediátrica e Neonatal do Hospital SEPACO
Médico Assistente da UTI Pediátrica do Hospital São Paulo, UNIFESP-EPM

Dra. Denise Vilarino Louzada
Especialista em Cuidados Paliativos 
Vice – Coordenadora Médica da UTI Pediátrica do Hospital SEPACO

Dra. Janaina Margutti dos Santos
Especialista em Pediatria com Habilitação em Medicina Intensiva Pediátrica
Médica Diarista da UTI Pediátrica do Hospital SEPACO

Dra. Patricia Tiemi Kamiya Yonamine
Especialista em Pediatria com Habilitação em Medicina Intensiva Pediátrica
Médica Diarista da UTI Pediátrica do Hospital SEPACO

Dra. Marcia Hanae Nakamura
Especialista em Pediatria com Habilitação em Medicina Intensiva Pediátrica
Médica Diarista da UTI Pediátrica do Hospital SEPACO

Dra. Camila Rodrigues de Moraes e Souza
Especialista em Pediatria com Habilitação em Medicina Intensiva Pediátrica
Médica Diarista da UTI Pediátrica do Hospital SEPACO

Dr. Bruno Sanchez Camargo
Especialista em Pediatria com Habilitação em Medicina Intensiva Pediátrica
Médica Plantonista da UTI Pediátrica do Hospital SEPACO

O programa de Residência Médica em Pediatria tem o foco em formar pediatras capazes de prestar assistência integral ao ser humano em crescimento e desenvolvimento, atuar no contexto de um ambiente em constantes transformações culturais e cientificas, com capacidade de realizar a busca ativa de novos conhecimentos, participar dos processos educativos dos pacientes e de seus familiares em relação as questões de saúde mais prevalentes e atuar em equipe multiprofissional e multidisciplinar.

Estágios

O primeiro ano da Residência de Pediatria é dividido em estágios mensais, totalizando 12 meses:

• 3 meses na Unidade de Internação;
• 3 meses no Pronto-Socorro Infantil;
• 2 meses no Berçário/Sala de Parto
• 3 meses no Ambulatório;
• 1 mês de férias.

Corpo Docente

Dr. Lucio Flavio Peixoto de Lima
Médico especialista em Pediatria e Terapia Intensiva Pediátrica
Coordenador Médico da UTI Pediátrica e Neonatal do Hospital Sepaco

Dra. Adriana Baratela Thurler
Médica especialista em Pediatria

Dra. Talita Lodi Rizzini Holtel
Médica especialista em pediatria e hebiatria
Coordenadora do Pronto-Socorro Infantil e Unidade de Internação do Hospital Sepaco
Supervisora do programa de Residência Médica

Dra. Mariana Benvenga Falcão Tavares
Médica especialista em Pediatria e alergia e Imunologia

Pular para o conteúdo