Centro de
Diagnósticos

Com um moderno parque tecnológico, o Centro de Diagnósticos do Sepaco desempenha um papel fundamental na definição do melhor tratamento para os pacientes.

Nossa estrutura é projetada para oferecer uma ampla gama de exames e procedimentos, abrangendo desde casos de urgência até situações eletivas, além de atender aos pacientes internados. Isso significa que estamos preparados para fornecer um cuidado completo e abrangente, sempre com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar de cada indivíduo que busca nossos serviços.

Contamos com equipamentos de última geração e uma equipe de profissionais altamente qualificados, que trabalham em sintonia para garantir resultados precisos e confiáveis em todos os diagnósticos realizados. Nosso compromisso é agilizar os processos de diagnóstico, oferecendo informações essenciais aos médicos para que possam tomar decisões embasadas e efetivas no tratamento de seus pacientes.

Além disso, nosso Centro de Diagnósticos prioriza o atendimento humanizado, entendendo que cada paciente é único e merece receber toda a atenção e cuidado necessários. Acreditamos que a empatia e o respeito são fundamentais para garantir a confiança e o conforto de quem nos procura em momentos de preocupação com a saúde.

Seja para uma situação de emergência, um exame de rotina ou uma avaliação mais complexa, o Centro de Diagnósticos do Sepaco está pronto para atender às necessidades de todos os pacientes com excelência, precisão e dedicação.

Agendamento de Exames

☎ 11 2182-4769

Exames e Procedimentos

A anatomia patológica estuda as alterações morfológicas dos órgãos e tecidos causadas pelas doenças. Essas alterações podem ser observadas tanto ao nível macroscópico, como ao nível microscópico, através de técnicas de histologia e citologia.

A histologia é o estudo da estrutura e função dos tecidos, que são conjuntos de células especializadas que desempenham uma determinada função no organismo. A citologia é o estudo das células isoladas ou em grupos, que são as unidades básicas da vida.

Para realizar o estudo histológico ou citológico, o patologista utiliza amostras de tecidos ou células obtidas por diferentes métodos, como biópsias, necropsias, punções, raspados, esfregaços ou líquidos corporais. Essas amostras são submetidas a processos de fixação, inclusão, corte e coloração, que permitem a sua visualização ao microscópio óptico ou eletrônico. O patologista analisa as características morfológicas das células e tecidos, como o tamanho, a forma, a organização, a distribuição, a coloração e a presença de alterações ou lesões. A partir dessa análise, o patologista emite um laudo anatomopatológico, que contém o diagnóstico da condição patológica, bem como informações prognósticas e terapêuticas para os médicos clínicos e cirurgiões tomarem suas condutas.

Agende seu exame :

☎ 11 2182-4769

A angiotomografia é um exame de diagnóstico por imagem que usa um tomógrafo para evidenciar características de veias e artérias. Ou seja, é uma modalidade de tomografia computadorizada, que usa radiação ionizante para captar imagens transversais de diversas partes do corpo, e as registra em pixels, os menores pontos em uma imagem digital.

A angiotomografia combina duas técnicas, a angiografia e a tomografia computadorizada, utilizando modernos equipamentos em 3D, que permitem visualizar e detectar alterações de veias e artérias, como aneurisma, obstrução ou estreitamento dos vasos sanguíneos.

Esse exame normalmente é solicitada para diagnosticar doenças coronarianas ou cerebrais, mas que também pode ser solicitada para avaliar vasos sanguíneos em outras partes do corpo, como tórax, abdômen ou pulmão, por exemplo.

Agende seu exame :

☎ 11  2182-4769

A Angioressonância é um exame de imagem que utiliza campos magnéticos e ondas de rádio para produzir imagens detalhadas dos vasos sanguíneos do corpo, incluindo as artérias e veias. É um método não invasivo, que não requer cortes ou perfurações na pele, e que não utiliza radiação ionizante, como os raios X.

Esse exame é realizado com um aparelho de ressonância magnética. O paciente é posicionado no aparelho e precisa ficar imóvel durante o exame. O aparelho produz um forte campo magnético que alinha os prótons presentes no corpo do paciente. Em seguida, ondas de rádio são enviadas para as áreas do corpo que serão examinadas. Quando as ondas de rádio atingem os prótons alinhados, eles emitem sinais que são captados pelo aparelho. Com base nesses sinais, o computador cria imagens em 3D dos vasos sanguíneos, permitindo que o médico visualize qualquer obstrução, aneurisma, estenose ou outras anomalias.

Antes do exame, é importante remover quaisquer objetos de metal do corpo, como joias, relógios, piercings ou próteses dentárias. Alguns pacientes podem precisar receber um contraste na veia para melhorar a qualidade das imagens. O contraste é uma substância que realça os vasos sanguíneos nas imagens e que geralmente não causa reações adversas. No entanto, pacientes com alergia ao contraste ou com problemas renais devem informar o médico antes do exame. O exame é eficaz para avaliar a saúde dos vasos sanguíneos.

Agende seu exame :

☎ 11 2182-4769

Um exame de biopsia guiada é um procedimento médico que consiste em retirar uma pequena amostra de tecido de uma parte do corpo para analisar se há alguma alteração ou doença. A biopsia guiada pode ser feita por meio de diferentes técnicas, como ultrassom e tomografia computadorizada. O objetivo é localizar com precisão a área a ser biopsiada e evitar danos aos tecidos saudáveis ao redor.

A biopsia guiada é indicada quando há suspeita de alguma lesão ou tumor que não pode ser diagnosticado apenas com exames de imagem ou laboratoriais. Ela pode ser realizada em diferentes órgãos. A biopsia guiada é geralmente um exame seguro, rápido e pouco invasivo, que pode ser feito com anestesia local ou sedação e os riscos são mínimos. A biopsia guiada é um exame importante para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado de diversas doenças.

Agende seu exame :

☎ 11 2182-4769

Um exame de colonoscopia é um procedimento médico que permite visualizar o interior do cólon (intestino grosso) e do reto. O exame é feito com um aparelho chamado colonoscópio, que é um tubo flexível com uma câmera na ponta, que é introduzido pelo ânus e avança pelo cólon. O exame pode detectar pólipos, tumores, inflamações, sangramentos e outras alterações no intestino.

A colonoscopia é indicada para investigar sintomas como dor abdominal, diarreia, constipação, sangue nas fezes, anemia ou perda de peso sem causa aparente.

Para realizar o exame, é necessário fazer uma preparação prévia, que envolve uma dieta especial e o uso de laxantes para limpar o intestino. No dia do exame, o paciente recebe uma sedação leve para ficar relaxado e não sentir dor. A colonoscopia é um exame seguro e eficaz.

Agende seu exame :

☎ 11 2182-4769

O exame Doppler Colorido é um tipo de ultrassonografia que permite avaliar o fluxo sanguíneo nos vasos do corpo. Ele é chamado de colorido porque usa cores para diferenciar as direções e as velocidades do sangue, facilitando a análise do médico. Esse exame é útil para diagnosticar e acompanhar diversas condições que afetam a circulação, como tromboses, aneurismas, estenoses, varizes, entre outras. O exame Doppler Colorido é indolor, não invasivo e não utiliza radiação. Ele pode ser feito em qualquer parte do corpo, mas é mais comum em membros inferiores e superiores, abdômen, pescoço e coração.

Agende seu exame:

☎ 11 2182- 4769

O exame de ecocardiografia é um método de diagnóstico por imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência para avaliar o funcionamento do coração. Ele permite visualizar as estruturas cardíacas, como as câmaras, as válvulas, o septo e as artérias coronárias, e medir o fluxo sanguíneo e a pressão dentro do órgão.

O exame é feito com um aparelho chamado ecocardiógrafo, que possui um transdutor que emite e capta os ecos das ondas sonoras. O transdutor é colocado sobre o tórax do paciente. O transdutor é conectado a um monitor que mostra as imagens em tempo real.

O exame de ecocardiografia é indolor e não oferece riscos ao paciente. Ele pode ser solicitado pelo médico para investigar sintomas como falta de ar, dor no peito, palpitações, sopro cardíaco ou suspeita de doenças cardíacas congênitas ou adquiridas. O exame também pode ser usado para acompanhar a evolução de doenças já diagnosticadas ou o efeito de tratamentos.

Agende seu exame:

11 2182- 4769

O exame Ecodoppler é um tipo de ultrassom que permite avaliar o fluxo sanguíneo nas artérias e veias do corpo. Ele é usado para diagnosticar e prevenir doenças cardiovasculares, como trombose, aneurisma, estenose e insuficiência venosa.

O exame Ecodoppler é feito com um aparelho que emite ondas sonoras de alta frequência, que são refletidas pelos glóbulos vermelhos do sangue. Essas ondas são captadas por um transdutor, que as transforma em imagens coloridas na tela de um monitor. O exame Ecodoppler é indolor e não requer preparo prévio.

Agende seu exame:

☎ 11 2182- 4769

Um exame de eletrocardiografia (ECG) é um teste que mede a atividade elétrica do coração. O ECG pode mostrar se o coração está batendo normalmente, se há algum problema nas câmaras ou nas válvulas cardíacas, ou se há sinais de doença cardíaca ou de agravamento das funções.

O exame de eletrocardiografia é simples e indolor. O paciente tem eletrodos (pequenos adesivos) colados no peito, nos braços e nas pernas. Os eletrodos são conectados a um aparelho que registra as ondas elétricas do coração em um papel ou em uma tela.

Agende seu exame:

☎ 11 2182- 4769

Um exame de Eletroencefalografia com Mapeamento Cerebral (EEG-MC) é um procedimento que mede a atividade elétrica do cérebro. O EEG-MC é usado para diagnosticar e monitorar diversas condições neurológicas, como epilepsia, demência, encefalite, tumores cerebrais, acidente vascular cerebral (AVC), traumatismo craniano, entre outras.

O profissional coloca eletrodos adesivos no couro cabeludo do paciente, que são conectados a um aparelho que registra as ondas cerebrais. O Mapeamento Cerebral é uma técnica que transforma as ondas cerebrais registradas pelo EEG em imagens coloridas que mostram a distribuição da atividade elétrica nas diferentes regiões do cérebro. O Mapeamento Cerebral ajuda o médico a identificar áreas do cérebro que estão funcionando normalmente ou anormalmente, e a localizar possíveis lesões ou alterações cerebrais.

Agende seu exame:

☎ 11 2182- 4769

Um exame de Eletroencefalografia e Neurofisiologia é um procedimento que mede a atividade elétrica do cérebro. Ele é usado para diagnosticar e monitorar diversas condições neurológicas, como epilepsia, demência, encefalite, tumores cerebrais, acidente vascular cerebral, entre outras.

O exame consiste em colocar eletrodos no couro cabeludo do paciente, que são conectados a um aparelho chamado eletroencefalógrafo. Esse aparelho registra as ondas cerebrais do paciente em um gráfico chamado eletroencefalograma.

Agende seu exame:

☎ 11 2182- 4769

Um exame de endoscopia digestiva é um procedimento médico que permite visualizar o interior do tubo digestivo, desde a boca até o intestino delgado. O exame é feito com um aparelho chamado endoscópio, que consiste em um tubo flexível com uma câmera e uma fonte de luz na ponta.

Um exame de endoscopia digestiva serve para diagnosticar e tratar diversas doenças que afetam o esôfago, o estômago e o duodeno, como úlceras, gastrites, esofagites, pólipos, tumores, sangramentos, entre outras. O exame é feito sob sedação leve, ou seja, o paciente fica sonolento mas não perde a consciência. O médico introduz o endoscópio pela boca do paciente e o conduz pelo esôfago, estômago e duodeno, observando as imagens em um monitor.

Agende seu exame :

☎ 11 2182- 4769

Um exame de endoscopia peroral é um procedimento que permite ao médico examinar o interior do esôfago, do estômago e do duodeno (a primeira parte do intestino delgado). O exame é feito com um tubo fino e flexível chamado endoscópio, que tem uma câmera e uma luz na ponta. O endoscópio é introduzido pela boca e avança suavemente pelo trato digestivo, transmitindo imagens para um monitor.

Além disso, o exame de endoscopia peroral permite ao médico realizar biópsias (retirada de pequenos fragmentos de tecido para análise), dilatações (alargamento de áreas estreitadas), cauterizações (queimação de vasos sangrantes), remoção de corpos estranhos ou pólipos, entre outros procedimentos terapêuticos.

Agende seu exame :

☎ 11 2182- 4769

O exame de broncoscopia é um procedimento médico que permite visualizar o interior das vias respiratórias, como a traqueia e os brônquios. O exame é feito com um aparelho chamado broncoscópio, que é um tubo flexível com uma câmera na ponta. O broncoscópio é introduzido pela boca ou pelo nariz do paciente, que recebe uma anestesia local ou uma sedação leve.

O exame de broncoscopia pode ser usado para diagnosticar doenças pulmonares, como câncer, infecções, inflamações ou tumores. Também pode ser usado para coletar amostras de tecido ou secreção para análise, ou para remover corpos estranhos ou secreções que estejam obstruindo as vias respiratórias.

Agende seu exame :

☎ 11 2182- 4769

Exames laboratoriais são procedimentos que permitem avaliar a saúde de uma pessoa, diagnosticar doenças, monitorar tratamentos ou prevenir complicações. Existem diversos tipos de exames laboratoriais, como os de sangue, urina, fezes, saliva, secreções, líquor, entre outros.

Os exames laboratoriais do Sepaco são realizados por laboratórios de análises clínicas parceiros, que seguem normas de biossegurança e qualidade. Os exames laboratoriais são importantes ferramentas para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de diversas condições de saúde.

Acesse

☎ 11 2182- 4769

Por meio da Hemodinâmica, podemos detectar rapidamente possíveis infartos agudos do miocárdio e determinar a localização de obstruções que causem este problema por meio da avaliação de artérias coronárias, válvulas e músculo cardíaco. Estas obstruções podem ser tratadas no ato do diagnóstico e de acordo com a indicação clínica do caso.

A Hemodinâmica é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares, neurológicas e vasculares, fazendo uso de uma técnica minimamente invasiva (inserção de cateteres). Em alguns casos, ela substitui cirurgias mais complexas, reduzindo o tempo de internação e possíveis complicações.

O serviço oferece atendimento adulto e infantil com equipes especializadas 24 horas, para procedimentos de intervenções cardíacas, vasculares e neurológicas, além de procedimentos diagnósticos.

Principais procedimentos:

• Angioplastia;
• Arteriografia e flebografia;
• Aortografia;
• Cateterismo cardíaco;
• Cirurgia hibrída;
• Correção de aneurisma;
• Embolização;
• Estudos eletrofisiológicos e ablação;
• Implante de marcapasso/desfibrilador;
• Neuroradiologia intervencionista;
• Procedimentos endovasculares.

Para mais informações :

E -mail para agendamento:
agenda.hemodinamica@sepaco.org.br ( enviar pedido do exame)

11 97459-8672

O exame de raio x é um método de diagnóstico por imagem que utiliza radiação eletromagnética para produzir imagens do interior do corpo humano. O raio x pode ser usado para detectar fraturas, tumores, infecções, cálculos renais, problemas pulmonares e outras condições.

Dependendo da região a ser examinada, o paciente pode ter que retirar roupas, joias, óculos e outros objetos que possam interferir na imagem.

Durante o exame, o paciente deve ficar imóvel na posição indicada pelo técnico, que pode ser de pé, sentado ou deitado. O técnico irá operar o aparelho de raio x a partir de uma sala protegida e poderá se comunicar com o paciente. O aparelho irá emitir raios x que atravessam o corpo do paciente e são captados por um detector do outro lado. As imagens são geradas em um computador e armazenadas digitalmente.

Para mais informações:

☎ 11 2182- 4769

A ressonância magnética é um exame que utiliza um campo magnético e ondas de rádio para produzir imagens detalhadas do interior do corpo humano.

O exame de ressonância magnética é indicado para avaliar diversas estruturas do corpo, como o cérebro, a coluna, as articulações, o coração, os vasos sanguíneos, os órgãos abdominais e a mama. Ele pode detectar alterações como tumores, inflamações, infecções, lesões, aneurismas, entre outras.

Para realizar o exame, o paciente deve deitar-se em uma maca que desliza para dentro de um tubo cilíndrico. Dentro do tubo, há um imã que gera um campo magnético que alinha os átomos de hidrogênio presentes no corpo. Em seguida, um aparelho emite ondas de rádio que fazem os átomos mudarem de posição. Quando as ondas cessam, os átomos voltam ao seu estado original e liberam energia, que é captada por uma antena e transformada em imagem por um computador.

Durante o procedimento, o paciente deve permanecer imóvel e seguir as orientações do técnico que acompanha o exame.

Agende seu exame :

☎ 11 2182- 4769

A tomografia computadorizada é um exame de imagem que utiliza raios X para obter imagens de alta resolução do corpo humano. Esse exame permite visualizar as estruturas internas de forma tridimensional, com detalhes e precisão. O Sepaco possui um tomógrafo de última geração, o Aquilion One Prism, conheça os diferenciais:

• Capacidade de cobrir 16 cm de estrutura em um único giro do tubo de raios-x, o que resulta na rápida captura de uma grande área do corpo em poucos segundos, reduzindo o tempo de exame e principalmente a exposição à radiação. Essa eficiência representa um aumento notável de 184% na capacidade de exames realizados por mês;

• Considerado o equipamento mais rápido em aquisição de imagens, pode gerar até 640 imagens em menos de um segundo. Essa velocidade permite maior precisão e detalhamento das imagens, especialmente em situações que envolvem movimentos involuntários do paciente ou de órgãos, como o coração;

• Destaca-se pela maior abertura do gantry (espaço por onde o corpo passa) entre os equipamentos de tomografia computadorizada, com 78 cm de diâmetro, proporcionando mais conforto e segurança aos pacientes, especialmente àqueles que sofrem de claustrofobia ou obesidade, suportando até 315 kg.

• Oferece a melhor resolução de imagens 3D do mercado, graças ao seu software de reconstrução volumétrica, além de possuir um software exclusivo de remoção de artefatos metálicos, eliminando distorções causadas por implantes, próteses ou objetos metálicos no corpo. Além disso, possibilita a navegação dentro dos vasos do intestino, favorecendo uma colonoscopia virtual.

O exame é indicado para avaliar diversas partes do corpo, como o cérebro, o coração, os pulmões, o abdômen, os ossos e os vasos sanguíneos. Ele pode ser usado para diagnosticar doenças e apoiar tratamentos, traumas, tumores, malformações, infecções e alterações anatômicas.

O paciente deve ficar deitado na mesa do aparelho, que se movimenta para dentro e para fora do anel. Durante o exame, o paciente deve ficar imóvel e seguir as orientações do técnico.

Agende seu exame :

☎ 11 2182- 4769

A ultrassonografia é um exame de imagem que usa ondas sonoras de alta frequência para produzir imagens do interior do corpo. É um método seguro, indolor e não invasivo que pode ajudar a diagnosticar diversas condições médicas.

O exame de ultrassonografia é realizado por um médico ou técnico especializado, que aplica um gel sobre a área a ser examinada e desliza um aparelho chamado transdutor sobre a pele. O transdutor emite e capta as ondas sonoras que são refletidas pelos órgãos internos. Essas ondas são convertidas em imagens que são exibidas em uma tela.

A ultrassonografia pode ser usada para avaliar órgãos como o fígado, o rim, o coração, a tireoide, a vesícula biliar, o pâncreas, o baço, o útero, os ovários e as mamas. Também pode ser usada para visualizar vasos sanguíneos, músculos, tendões e articulações. Além disso, a ultrassonografia pode auxiliar em procedimentos como biópsias, drenagens e punções.

Agende seu exame :

☎ 11 2182- 4769

O exame de Ultrassonografia e Ecografia com Doppler é um método de diagnóstico por imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência para avaliar o fluxo sanguíneo nos vasos do corpo. Esse exame é indicado para investigar possíveis alterações na circulação, como obstruções, estreitamentos, aneurismas, tromboses ou malformações.

O exame é realizado com um aparelho chamado transdutor, que emite e capta as ondas sonoras que atravessam os tecidos e são refletidas pelos glóbulos vermelhos. Essas ondas são transformadas em imagens coloridas que mostram a direção e a velocidade do fluxo sanguíneo. O exame pode ser solicitado para avaliar a saúde das artérias e veias do pescoço, abdômen, braços, pernas, rins, fígado ou coração.

Agende seu exame :

☎ 11 2182- 4769

Veja o que estão falando sobre nós!

“Queria agradecer imensamente a toda equipe do Sepaco pelo tratamento proporcionado a minha mãe, pelo cuidado e carinho de cada um de vocês. Equipe da Hemodinâmica vocês foram essenciais no diagnóstico e todo cuidado inicial do atendimento, equipe muito atenciosa. Parabéns!”

Acompanhante Rodrigo

“Fizeram a diferença neste momento tão difícil que passei, pessoas que fizeram além do seu trabalho. Equipe do ultrassom, que maravilhosos, quanta disponibilidade em ajudar, em resolver, em conversar, em distrair, me fizeram rir e me sentir mais segura e tranquila. Me encantaram.”

Paciente Katleen

“Excelente atendimento! Equipe do Sepaco está de parabéns, minha filha seria sedada, graças a Deus não precisou, isso por conta dos técnicos de enfermagem que estavam presentes no momento, passaram confiança pra ela, assim ficou quietinha e deu para realizar o exame de tomografia, me surpreendeu, isso faz uma diferença enorme para uma Mãe, muito obrigada a todos!”

Acompanhante Jéssica

Pular para o conteúdo